As mulheres da Bauhaus e da Escola de Ulm (HfG-Ulm):

uma história de invisibilidades

Autores/as

  • Larissa Albuquerque de Alencar Universidade Federal do Amazonas
  • Marcelina das Graças de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luciana de Castro Avellar Maeda Centro Universitário Barão de Mauá

Palabras clave:

História do Design, Mulheres, Invisibilidade, Bauhaus, Escola de Ulm

Resumen

O artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado desenvolvida no programa de pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e tem como principal objetivo discutir a questão de gênero que considera a presença das mulheres na Bauhaus e na Escola de Ulm (HfG-Ulm) à época de sua existência. Embora ambas as escolas fossem que se identificavam como progressistas, apenas a HfG-Ulm apontou para a igualdade de oportunidades para homens e mulheres. Sabendo-se da difícil tarefa de identificar todas as mulheres que fizeram parte dessa história, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental em fontes científicas diversas com o intuito de conhecer e evidenciar o maior número de mulheres que ainda se encontram invisibilizadas sob as diversas camadas da história do design. Para tanto, foram consultadas 5 publicações em inglês e 3 em espanhol que tratam da questão feminina no design, o que trouxe como resultados a identificação das principais diferenças nas possibilidades de estudos e carreiras para ambos os sexos nas escolas e, também, de nomes de mulheres até então pouco citados em literaturas clássicas da área, isso quando o são, seja pelo fato de serem mulheres e carregarem o estigma de que suas produções eram demasiado decorativas, seja pelos impedimentos sofridos no ambiente acadêmico ou limitações impostas pelo mercado de trabalho da época, o que por vezes culminou em mudanças de trajetória na vida dessas mulheres.

Biografía del autor/a

Larissa Albuquerque de Alencar, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Docente de Graduação e Pós-graduação no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Amazonas; líder do grupo de pesquisa CNPq Design, gênero e sustentabilidade; Tutora PET Design UFAM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4593019991125879, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7055-2527, e-mail: larissa_alencar@ufam.edu.br.

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Porto, Portugal e bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Lates: http://lattes.cnpq.br/6813138729924319, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5174-0103, e-mail: marcelina.almeida@uemg.br.

Luciana de Castro Avellar Maeda, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Docente de Graduação no Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6071292675921241, ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9839-8138, e-mail: luciana.castro@baraodemaua.br.

Publicado

2025-06-19

Cómo citar

Alencar, L. A. de, Almeida, M. das G. de, & Maeda, L. de C. A. (2025). As mulheres da Bauhaus e da Escola de Ulm (HfG-Ulm):: uma história de invisibilidades. Conexão - Comunicação E Cultura, 22(1), e220103. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10867