É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara
Keywords:
Meme, Videoclipe, Fandoms musicais, Apropriação, Ativismo de fãsAbstract
Compreendendo os memes de internet como artefatos da cultura digital, este trabalho busca investigar articulações das camadas plásticas e performáticas agenciadas a partir dos fluxos itinerários do videoclipe (SOARES, 2009), desde o momento em que uma canção é apropriada por fãs e recombinada a outras inserções visuais por meio de videomemes musicais. Utilizaremos como elemento articulador desta investigação a análise exploratória de videomemes produzidos por fãs a partir de Sua Cara, hit do grupo americano “Major Lazer” em parceria com as cantoras pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. O corpus mapeado foi classificado em três fluxos derivativos, correspondentes aos períodos cronológicos do espalhamento e compostos por três amostras de videomemes em cada fluxo. Interessa-nos questionar, especificamente, esses objetos como performances de gosto e mediadores da experiência, do consumo e da circulação musical, observando em que medida tais práticas criativas de fãs, potencializadas pelo humor e apropriação, contribuem para novas produções de sentido a partir de bens musicais canônicos.Downloads
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