Narrativas e experiências de vida de casal trans na fronteira
Keywords:
comunicação, corpo, LGBTT, TransexualismoAbstract
Este artigo discorre sobre as mudanças do corpo e as formas de interação vividas por um casal trans, de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul. Compreendem-se as narrativas deles como resistências, visando ao combate das violências verbal e física, da discriminação e do preconceito. Apoia-se no corpo como gerador de comunicação como vínculos e trocas relacionais, tendo os processos socioculturais de gênero como protagonismo para garantir a construção de sentidos, a visibilidade e a aceitação. Enfatizam-se, a partir da história oral, a observação e a análise textual discursiva, a relação entre o casal, as mudanças do corpo e a formação de vínculos sociais. Constata-se que o casal trans, na luta pela aceitação e na experiência conjugal, auxilia na visibilidade do debate sobre transexualidade nos espaços sociais, com potencial para amplificar as vozes LGBTT, sobretudo nas demandas de pessoas silenciadas e invisíveis.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).