Violência de gênero contra mulheres no cenário dos eSports

Authors

Keywords:

Violência de gênero, Papéis de gênero, eSports, Sexismo, Mulheres

Abstract

Neste estudo, a questão da violência de gênero, no cenário dos jogos online, é discutida através de sua situação histórica, ou seja, refletindo o modo como os papéis de gênero atuam na sociedade. Observações e resultados de outras pesquisas demonstram que a violência sofrida por mulheres é mais intensa e prejudicial do que aquelas sofridas por indivíduos do sexo masculino. Esta pesquisa utilizou o método indutivo de abordagem e uma pesquisa qualitativa dentro do campo dos e-Sports relatando e analisando agressões sofridas por mulheres. A pesquisa resulta num entendimento social de como o gênero sofre por sua categorização e como essas agressões são disseminadas fortemente através das mídias digitais. Nota-se, também, a similaridade com a literatura na qual as mulheres, aspirantes à carreira profissional nos eSports, precisam agir sob pseudônimo masculino, a fim de evitar represálias.

Author Biographies

Daniela Cristina Menti, Universidade Feevale

Graduada em Design de Moda (UCS), Especialista (MBA) em Gestão de Projetos (UNISINOS) Bolsista de Inciação Científica para Mestrado (FEEVALE)

 

Revisor Ortográfico: Aline Zucco; Revisor Técnico: Aline Zucco 

 

 

Denise Castilhos de Araújo, Universidade Feevale

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (2003). Realizou estágio de pós doutoralmente na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação.Atualmente é professora titular da Universidade Feevale, no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Comunicação Social e Design. 

Published

2017-09-22

How to Cite

Menti, D. C., & Araújo, D. C. de. (2017). Violência de gênero contra mulheres no cenário dos eSports. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4948

Issue

Section

Artigos