“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015
Keywords:
representações, TICs, novas tecnologias, ideologia da tecnologiaAbstract
Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).