Os usos da tradição piauiense na negociação de identidades culturais
Abstract
Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, na construção de identidades.
Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programa da emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada como fortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a
religiosidade e a figura do vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para uso de estratégias como meio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais, que, em certa medida, já não identificam o Estado como um todo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).