Movimento Passe Livre na rede: a produção social do discurso sobre a luta pelo direito ao transporte público no jornalismo digital
Keywords:
Movimento Passe Livre. Jornalismo online. O Globo. Folha de S. Paulo.Abstract
Este artigo tem como objetivo investigar a produção do discurso jornalístico sobre o Movimento Passe Livre (MPL), na versão online de dois principais periódicos nacionais: Folha de S. Paulo e O Globo, nas chamadas Jornadas de Junho de 2013. A partir disso, analisamos a inserção do MPL no cenário nacional e a luta pelo direito ao transporte público. Posteriormente, problematizamos a atuação dos dois maiores conglomerados midiáticos nacionais e o impacto das novas tecnologias neste setor. Por fim, discutimos acerca dos discursos produzidos e veiculados sobre o MPL nesses periódicos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, por meio das reportagens produzidas sobre o MPL em junho de 2013. Verificou-se que, hegemonicamente, os discursos produzidos pela imprensa se articularam à posição oficial do Estado e do empresariado em relação às ações do MPL, no contexto de crise do capitalismo, durante a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT).
Identificador Digital Object Identifier: 10.18226/21782687.V19.N37.04
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).