Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário, bem como a data de acesso.

  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte Times new Roman, 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, como anexos. E os arquivos originais de ilustrações e fotografias estão e com pelo menos 100 dpis de resolução. As citações estão com recuo de  quatro centímetros e em corpo 10 e as notas de rodapé estão em  corpo 9, ao final da respectiva página, sempre ao final da página.

    Fotos e ilustrações inseridos no texto são apenas sinalizadores. Em documento suplementar os autores deverão depositar fotografias e ilustrações, em JPG, com pelo menos 96 DPI de resolução, no modo RGB em tamanho compatível como que o arquivo deverá ter ao ser publicado.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • O trabalho em submissão respeita o limite de três autores) que vigora a partir do volume 13, edição n. 27.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores

1. A revista aceita os seguintes tipos de contribuição:
1.1. Artigos inéditos 63 mil caracteres, incluindo referências bibliográficas e notas e caracteres de espaçamento.

1.2. Ensaios bibliográficos até 35.500 caracteres, incluindo referências bibliográficas, notas e caracteres de espaçamento: resenhas críticas sobre apenas um livro ou sobre vários livros tratando de assuntos correlatos.

1.3. Resenhas bibliográficas (até 15.000 caracteres, incluindo notas de rodapé, referências e caracteres de espaçamento): pequenas resenhas de livros recentes.

 2. A pertinência ou não da publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação do artigo ao perfil e à linha editorial da revista), e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e à qualidade das contribuições). Serão aceitos originais em Português, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.

 3. Os trabalhos enviados devem, preferencialmente, estar vinculados à pesquisa, mas são também aceitos, para avaliação, ensaios reflexivos, com tratamento de profundidade à informação e esmero linguístico.

4. A autoria dos textos deve corresponder a, pelo menos, um doutor ou doutora. Mestres e doutorandos podem assinar artigos em parceria com doutores.

5. Os trabalhos devem ser enviados por meio de nossa página no portal de revistas da UCS (http://www.ucs.br/etc/revistas), que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. O autor que usar o sistema pela primeira vez deverá cadastrar-se. Recomenda-se que o arquivo esteja no formato .doc, compatível com as plataformas Windows e Macintosh.  Enfatiza-se a obrigatoriedade de respeito às normas de publicação explicitadas.

 6. Os artigos devem estar acompanhados por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras, em Português e em Inglês, além das palavras-chave. Em caso de artigos em outras línguas, que não o Português, deverão apresentar resumo na língua original, em Português e em inglês. Não serão aceitos trabalhos sem resumo, palavras-chave e título em Português e Inglês. Os autores devem enviar também seus dados profissionais (instituição, cargo, país, cidade, titulação, principais publicações), bem como endereço para correspondência (inclusive e-mail). Os dados pessoais não devem estar nos originais, garantindo uma avaliação cega.


Abstract, Keywords e title devem estar ao final do trabalho, depois das referências bibliográficas, conforme template.

7. Ilustrações
7.1. Figuras (mapas, diagramas, organogramas, quadros, fotografias, gráficos, fluxogramas, etc.):
Devem ter legenda clara e concisa, precedida da palavra Figura, seguida de dois pontos.
Devem  estar inseridas no arquivo word, como forma de orientação para a inserção final e precisam estar legendadas.
Importante observar que devem estar confeccionadas de maneira a permitir sua reprodução direta.
Obs.: quando no texto houver somente quadros, deve-se substituir a palavra Figuras por Quadros.

As ilustrações devem, obrigatoriamente: ser enviadas em arquivos individuais, na extensão Jpeg, no modo de cor RGB, em  resolução de 96 dpis dpis e em tamanho adequado. Se forem muito reduzidas, não poderão ser aproveitadas. Devem ser arquivadas em documentos suplementares. Importante: o autor do texto precisa, além fornecer os créditos, ter autorização dos autores das fotos e figuras, para publicação. O desrespeito a essa norma pode implicar em violação de direito autoral, que será de responsabilidade do autor do trabalho a ser publicado, e não da revista.


8. Os ensaios bibliográficos e as resenhas devem apresentar referência completa das obras analisadas, indicando o número de páginas de cada uma. As resenhas não devem receber título, nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

9. O envio do arquivo implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista. Essa não se compromete em devolver as colaborações recebidas.

10. Os artigos que não respeitem a formatação ABNT atual não serão aceitos para avaliação pelo sistema. O mesmo ocorre para ausência de título em Português e Inglês, resumo, abstract, palavras-chave, key words e breve currículo dos autores.

Faça download do template da revista

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.