Solipsismo linguístico nos tempos da Covid-19: infantilização da política e política da infantilização
Schlagworte:
Solipsismo linguístico. Covid-19. Infantilização da política. Bolsonaro. Negacionismo.Abstract
Este trabalho tem por objetivo geral investigar como o atual paradigma econômico e material da comunicação digital foi instrumentalizado pelos discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19, para tentar invisibilizar outros discursos e entendimentos de mundo, constituindo um modelo de subjetivação que busca o apagamento das negatividades. Para tanto, constrói-se um percurso teórico que transita entre o ideal iluminista da comunicação e as formas de exclusão de discursos outros, como o científico, na tentativa de esconder a realidade empírica em benefício do poder político e dos interesses do capital. Além da pesquisa bibliográfica com a qual foi construída a base teórica deste trabalho, recorre-se à Análise de Discurso de linha francesa para desnudar duas das diversas manifestações do ex-mandatário na tentativa de desqualificar os que denunciaram o alcance e a gravidade da crise sanitária. O resultado indica o exercício infantilizado do poder político, estratégia na qual o líder associa o medo à imaturidade dos que temem a contaminação e a morte.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).