Entre as representações e as repercussões das homossexualidades: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na rede social
Schlagworte:
Publicidade e propaganda, Representações, Homossexualidades, Redes Sociais, EngajamentoAbstract
Este texto apresenta um recorte de pesquisa, sobre as representações das variantes do modelo heteronormativo, na publicidade veiculada na televisão aberta brasileira. Identifica-se a apropriação de um conjunto de representações, delineando uma polarização entre estratégias estereotipadas, que reafirmam o modelo hegemônico, e desconstrucionistas, que tensionam o padrão vigente. Com o impacto das redes sociais, a pesquisa avança para o mapeamento dos desdobramentos dessas representações na rede social Facebook no contexto da publicidade multiplataforma. A análise dessas representações e sua repercussão permitem identificar as disputas intrínsecas às relações de poder, que refletem a postura das agências de publicidade, dos anunciantes e, em parte, de usuários de rede social, apresentando o tensionamento sobre o que pode e o que não pode ser dito sobre as homossexualidades.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).