Um século de Sankt Paulusblatt: trajetória da mais longeva revista em língua alemã com circulação mensal no Brasil
Schlagworte:
Comunicação Social, História da imprensa, Revista Sankt PaulusblattAbstract
No presente artigo, registramos a história da revista brasileira em língua alemã Sankt Paulusblatt, criada em 1912, com redação em Porto Alegre, para ser o veículo oficial de comunicação da Sociedade União Popular – entidade católica focada no desenvolvimento das colônias teuto-brasileiras – e de seus associados. A revista é a única sobrevivente de um contexto em que, entre 1852 e 1941, circularam 144 jornais e revistas em língua alemã no Rio Grande do Sul. Para atingir nosso objetivo, analisamos dois exemplares de cada ano da publicação, em cem anos de existência, definindo o escopo entre 1912 e 2012. Nossa pesquisa é de natureza descritivo-analítica, propondo uma divisão da Sankt Paulusblatt em cinco fases, ressaltando os principais temas e seções em cada uma delas. Pela primeira vez, a publicação é pesquisada do ponto de vista de comunicação social.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).