O TRABALHO E A MODERNIDADE NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO SEGUNDO O JORNAL “O 5 DE ABRIL”
Schlagworte:
Cidade, Imaginário, JornalismoAbstract
O presente artigo aborda a criação e a propagação de elementos identitários modernos, no primeiro ano de emancipação de Novo Hamburgo, a partir do jornal “O 5 de Abril”. Analisar esse período auxilia na compreensão da formação do discurso citadino que marcou o desenvolvimento da cidade perante o cenário regional ao longo do século XX. Para isso utilizaremos o método da análise de conteúdo sobre as edições publicadas entre maio de 1927 e maio de 1928, analisando os eventos publicados pelo jornal que fundamentam o discurso local baseado no trabalho e no progresso urbano, exemplificando, dessa forma, o imaginário sobre a cidade.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).