Reflexões sobre a formação de Iniciação Científica em perspectiva cidadã
Schlagworte:
Iniciação Científica, Formação em pesquisa, Ensino de pesquisaAbstract
O texto tem como objetivo principal refletir sobre a Iniciação Científica como modalidade de formação de estudantes no campo científico. A reflexão realizada se debruça, inicialmente, sobre alguns fundamentos educacionais produtivos para orientar a construção desses processos de aprendizagem em perspectiva crítica. Na sequência, o sentido e os processos de formação em Iniciação Científica são problematizados à luz de contribuições voltadas à reflexão epistemológica crítica das práticas científicas e de propostas que refletem sobre a construção da cidadania, pensadas para o campo científico. A reflexão toma a pesquisa como eixo central de orientação dos processos formativos e tem como horizonte práticas desenvolvidas com essa modalidade educativa.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).