Educação, trabalho e meio ambiente:

possíveis congruências de pensadores contra hegemônicos

Autor/innen

  • Débora Regina Stange Augusto Universidade São Judas Tadeu
  • Cláudio Silveira Amaral Universidade Estadual Paulista
  • Renata Ferraz de Toledo Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.09

Schlagworte:

Ecologia de saberes, Educação libertadora, Pensamento contra hegemônico, Trabalho colaborativo, Trandisciplinaridade

Abstract

Este artigo, no formato de um ensaio teórico, produzido a partir de revisão narrativa da literatura, objetiva buscar e sugerir congruências entre temas como educação, trabalho, território e meio ambiente, frente à necessidade de mudança de determinados paradigmas atuais. Fundamenta-se em pensamentos de Paulo Freire, Antonio Gramsci, Félix Guattari, Boaventura de Souza Santos, Edgar Morin, Renaud Sainsaulieu, Ana Maria Kirschner, Luciana Uberti e Izabel Petraglia. São trazidas também ideias e práticas dos arquitetos Sérgio Ferro, Lina Bo Bardi, Sylvio Sawaya, Vitor Lotufo e Fernando Minto. Neste ensaio reflexivo reconhecemos pensamentos e práticas que se encontram e se complementam, como a valorização da cultura local, de saberes populares e do empoderamento de artesãos e pessoas em geral. Autores(as) analisados(as) compartilham também da crença de ser necessário e urgente alterar o trajeto que a sociedade vem percorrendo, e que a educação é a melhor ferramenta para alcançar maior democracia, equidade, autorreflexão e novas soluções mais sustentáveis ao território habitado por todos os seres.

Autor/innen-Biografien

Débora Regina Stange Augusto, Universidade São Judas Tadeu

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu. Arquiteta Urbanista pela Universidade Católica de Santos, Santos, SP. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7914023229653263, ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4057-0953, e-mail: debora.augusto@uol.com.br.      

Cláudio Silveira Amaral, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutorado pelo The Ruskin, Universidade de Lancaster, Reino Unido, Pós-doutorado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado pela Fau-Usp, Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professor aposentado pela Unesp. Lattes: http://lattes.cnpq.br/23212794011628, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2454-7129, e-mail: claudio.amaral@unesp.br.

Renata Ferraz de Toledo, Universidade São Judas Tadeu

Pós-doutorado em Educação. Mestrado e Doutorado em Saúde Pública. Pós-graduação em Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9353356185041966, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4770-7842, e-mail: renata.toledo@ulife.com.br

Veröffentlicht

2025-09-10

Zitationsvorschlag

Stange Augusto, D. R., Silveira Amaral, C., & Ferraz de Toledo, R. (2025). Educação, trabalho e meio ambiente:: possíveis congruências de pensadores contra hegemônicos. Conexão - Comunicação E Cultura, 22(1), e220109. https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.09