Análise da memória em podcasts jornalísticos
Schlagworte:
Notícia transmídia. Podcast. Redações convergentes. Memória. Jornalismo.Abstract
Nosso objetivo com esta investigação foi refletir sobre o processo de arquivamento, linguagem e a memória de podcasts jornalísticos. Como objeto de análise, selecionamos 100 edições do podcast “O Assunto”, produzidas pela redação do portal de notícias brasileiro G1, sob orientação da Central Globo de Jornalismo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa e observação do acervo do podcast em análise, totalizando 100 edições observadas. Mediante o processo de análise, foi possível elencar de forma exploratória três elementos presentes em todos os programas analisados: a linguagem transmídia, o arquivamento virtualizado em áudio da memória social e a convergência das informações noticiosas do site G1 e da Central Globo de Televisão na composição do texto dos podcasts.
Identificador Digital Object Identifier:10.18226/21782687.V19.N37.06
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).