Comunicação pública, representação política e sociedade civil: cenário de fragilização na atual conjuntura brasileira
Schlagworte:
Representação política. Comunicação pública. Sociedade civil. Participação Política. Conselhos de Políticas Públicas.Abstract
O presente artigo propõe uma reflexão crítica sobre a representação política na contemporaneidade, considerando espaços como as organizações da sociedade civil e os conselhos de políticas públicas, e suas relações com a comunicação pública. Entendemos que a comunicação pública exige a participação da sociedade e de seus segmentos: não apenas como receptores da comunicação do governo, mas principalmente como produtores ativos no processo comunicacional. A partir da abordagem teórica desenvolvida com base em levantamento bibliográfico e documental, evidenciamos que as diferentes formas de representação são relevantes para o entendimento de comunicação pública enquanto processo de empoderamento do cidadão e da sociedade civil. Portanto, a redução dos espaços de representação, em especial os conselhos, pode significar o arrefecimento de como percebemos a comunicação pública nessas esferas.
Identificador Digital Object Identifier: 1018226/21782687.V19.N37.05
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).