Estudos do usuário: mapeando pesquisas na comunicação social e ciência da informação
Schlagworte:
Estudos de usuário.Ciência da Informação. Comunicação Social.Abstract
Revisão de literatura sobre Estudos de Usuários em Ciência da Informação (CI) e Comunicação Social (CS). Constitui-se em pesquisa qualiquantitativa, de caráter inventariante e histórico- cronológico. Utilizou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) como fonte de dados. Ao total, foram identificadas 50 dissertações e cinco teses brasileiras produzidas entre 2009 e 2019. No referencial teórico, foram abordados estudos de usuários, de públicos e paradigmas que norteiam a CI e a CS, quais sejam: acesso e produção de sentido, respectivamente. Os resultados encontrados mostram que CI e CS pouco produzem sobre os temas mencionados, as publicações têm expressividade em instituições da região nordeste, com predominância pela metodologia que envolve pesquisa exploratória qualiquantitativa.
Identificador Digital Object Identifier: 10.18226/21782687.V19.N37.03
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).