v. 13 n. 26 (2014): Pesquisa, método e Comunicação
APRESENTAÇÃO
Chega aos leitores mais uma revista Conexão, a de número 26,volume 13, julho/dezembro de 2014, o dossiê temático destaedição: pesquisa, método e comunicação, concentra cincotrabalhos para uma reflexão sobre o tema proposto.No artigo Blog corporativo como medium: uma proposta teórica aosestudos da comunicação organizacional, de Eugenia Mariano daRocha Barichello e Elisangela Lasta, as autoras oferecem propostateórica que permite a compreensão do blog corporativo comomedium. O trabalho visa a contribuir com os estudos da área decomunicação organizacional na ambiência do medium digital. Ametodologia utilizou a articulação entre teoria e observação empíricae evidenciou que os elementos sociotécnicos presentes nos blogscorporativos permitem compreendê-lo como medium.As redes sociais como ferramentas de interatividade noradiojornalismo: uma proposta metodológica, de Mirian Quadrose Debora Cristina Lopez, apresenta proposta metodológica para aanálise da interatividade entre o rádio e seus ouvintes, por meio dautilização de sites de redes sociais. O trabalho parte de reflexão teóricasobre o conceito de interatividade, aplicando-o à comunicaçãoradiofônica, e discute o papel das redes sociais digitais, comoferramenta de interatividade para o meio. Em seguida, apresentamodelo metodológico centrado na análise de conteúdo. A propostasugere o exame de conteúdos sonoros e digitais de forma simultâneae cruzada, por meio da aplicação de fichas de análise. Encerraindicando ao pesquisador os principais pontos a serem observadosna interpretação dos dados quantitativos gerados pela aplicação dométodo, a fim de permitir a condução de inferências.Interatividade e multimídia no contexto de narrativas para e-bookinfantil em dispositivos móveis: uma revisão sistemática, deDeglaucy Jorge Teixeira e Berenice S. Gonçalves, aborda a questãoda popularização de diferentes modalidades de livros eletrônicos (e-8books), por meio de artefatos digitais portáteis, como tablets, e quetomam cada vez mais espaço no cotidiano das crianças. Os autorespontuam a falta de congruência da interatividade e das mídias emlivros interativos (CHIONG et al., 2012), que evidencia a necessidadede avanço nessa área. Como o campo é relativamente novo,dispondo de poucos estudos que contemplem a relação dainteratividade e multimídia em narrativa para e-book, os autoresoptaram por efetivar uma pesquisa de revisão sistemática. O estudoconsiderou artigos publicados nos últimos cinco anos, nas basesOneFile (GALE), Scopus e EBSCO, relacionados ao tema “narrativae interatividade no livro infantil”. Os resultados apresentaramconteúdos que convergem para um estudo multimodal do livro infantililustrado e para o estudo da narrativa interativa aplicada em designde jogos.Entre a carência e a profusão: aprendizagem de línguas mediada portelefone celular, de Lucía Silveira Alda e Vilson José Leffa, apresentaos resultados de uma investigação sobre o uso do telefone celular naaprendizagem de línguas, procurando identificar potencialidadesdessa ferramenta. Os autores selecionaram um conjunto de estudosa respeito da temática, publicados nos Anais da ConferênciaInternacional em Aprendizagem Móvel, no período de 2008 a 2012.Por meio de revisão sistemática e meta-análise qualitativa,identificaram os principais temas abordados nesses estudos. A partirda análise dos resultados, verificaram que o telefone celular destacasepela mobilidade e pela portabilidade, além de apresentar aspectospositivos quanto à motivação dos alunos na aprendizagem. Oprincipal resultado da pesquisa evidencia que os desafios no uso daferramenta não são técnicos, mas didático-metodológicos, incluindoa necessidade de refletir sobre propostas práticas. A análise realizadabuscou aporte teórico nos pressupostos de Vygotsky, sobreaprendizagem mediada por instrumento e nos conceitos deaprendizagem móvel, CALL e MALL.Memórias ressignificadas: as narrativas de Super 8 na Web 2.0, deChristina Ferraz Musse e Mariana Ferraz Musse objetiva uma análisedo site Yourlost memories (iniciativa realizada na cidade deBarcelona, Espanha), a partir dos conceitos de memória, lembrançae esquecimento, narrativa audiovisual e transmidialidade. O trabalhoconsidera que as narrativas dos filmes Super 8, utilizados paradocumentar cenas familiares, viagens e celebrações, em meados doséculo passado, são revestidas de um novo significado na Web 2.0,9 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014em pleno século XXI. Os autores pontuam que “trechos de filmes,temporariamente perdidos ou descartados por seus autores, sãoressignificados ao passarem por um processo de digitalização e seremveiculados nos canais de vídeo da internet”. Yourlost memories busca,como em um jogo de quebra-cabeças, saber como os filmes foramachados; em seguida, tenta encontrar os produtores daquelas cenase, finalmente, produzir novas narrativas a partir dos registros originais.Docência universitária: a formação profissional dos professores deJornalismo, de Jociene Carla Bianchini Ferreira, Adolpho CarlosFrançoso Queiroz e Silvana Malusá, aborda questões da docênciauniversitária nos cursos de Jornalismo e Comunicação Social comhabilitação em Jornalismo e discute a formação profissional dessesdocentes. A pesquisa exploratório-analítica, com abordagensqualitativa e quantitativa, reuniu 184 participantes de 49 instituiçõespúblicas que oferecem o curso de Jornalismo no País. Os resultadosrevelaram que, apesar de uma formação pedagógica profissionalainda deficitária, os professores entrevistados conhecem as tendênciaspedagógicas interacionistas (construtivista e sociocultural) e as adotamem suas práticas docentes, apesar de resquícios de práticastradicionais, além de ser visível uma forte tendência ao ensino doconhecimento teórico-científico da área.Na sessão artigos, da Conexão, nosso leitor encontra os trabalhosque seguem:Em chanceladores de sentidos: agendamentos do campojornalístico sobre a Rio+20 nos jornais Le Monde e Folha de S.Paulo, Vinícius Flôres e Jane Mazzarino mostram a centralidade docampo jornalístico na sociedade ao canalizar discursos de outroscampos e agendá-los, a partir de um processo de enquadramento,conforme determinadas regras produtivas. O artigo analisa as matériasjornalísticas de Le Monde e da Folha de S.Paulo sobre a Conferênciadas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,compreendidas por meio da Teoria da Agenda, identificando marcase escolhas dos gatekeepers dos veículos, tendo como base os critériosde noticiabilidade presentes nas matérias noticiosas. O métodoutilizado foi a Análise de Conteúdo. A escolha dos dois impressospossibilitou captar duas percepções – uma europeia e outra latinoamericana– sobre o evento e a temática ambiental. Da análiseemergiram marcas e estratégias dos veículos na cobertura da Rio+20,1 0as quais ofereceram subsídios para a formação da opinião dos leitoressobre a mesma.O jornalismo econômico por meio da imprensa alternativa: Bundase a acessibilidade da informação, de Caroline Gonçalves Taveira eMaximiliano Martin Vicente, busca, por meio da análise do conteúdoexpresso no semanário Bundas, mostrar como a revista tratou dosassuntos econômicos no Brasil, no período de 1999 a 2001. O estudobuscou compreender a forma como o impresso abordava os temasde economia e, por meio da investigação da linguagem empregada,evidenciar de que forma a revista se diferenciava dos demais veículos,no que diz respeito à clareza na transmissão da informação. É fatoque o jornalismo econômico apresenta uma forma de abordagemmuitas vezes incompreensível para os leitores. Assim, com base naanálise de Bundas, o autor mostra o papel desse jornalismo para asociedade e a importância de torná-lo claro e acessível ao públicoleitor.A influência da cultura nacional nos negócios e o papel dacomunicação no estímulo à cultura de inovação, de LeilaGasparindo e Maria Aparecida Ferrari, traz uma reflexão inicial sobreos desafios e os impactos da cultura de inovação em relação à culturanacional e como os elementos da cultura têm influência sobre a formade administrar. O artigo aponta a importância do processo decomunicação, segundo os princípios da comunicação excelente deGrunig (1992) e dos relacionamentos a partir da teoria da HéliceTríplice. (ETZKOWITZ, 2009). A metodologia faz correlação entredistância de poder e cultura de inovação, ao comparar os rankingsdos países de maior competitividade e capacidade de inovação,usando o Índice de Distância Hierárquica (IDH). (HOFSTEDE, 1991). Oartigo aponta o paradigma da gestão comportamental de relaçõespúblicas, como a forma mais adequada de estímulo à cultura dainovação nos ecossistemas existentes no País.Fechando a edição, André Iribure Rodrigues e Lucas Roecker Lazarinnos oferecem Um levantamento dos estudos das homossexualidadesnos programas de pós-graduação em Comunicação Social, trabalhoque apresenta procedimentos e resultados parciais de pesquisaexploratória que busca identificar Teses e Dissertações de Programasde Pós-Graduação em Comunicação no Brasil, cujo referencialteórico ou os objetos de estudo contemplem gênero e sexualidade,ao abordarem as variantes da heterossexualidade. O artigo caminhana perspectiva pós-estruturalista e dos estudos culturais que abordam1 1 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014a sexualidade como conjunto de práticas de construções sociais. Ométodo de coleta de dados, além de levantamento bibliográfico,contemplou a análise documental, permitindo a apropriação deresumos fornecidos pelo portal digital Teses e Dissertações emComunicação no Brasil, da UFRGS. O período de análisecompreendeu resumos concernentes à produção entre os anos de1992 e 2008. No conjunto total da produção, o número encontradofoi 51 trabalhos em meio a um total de 7.350 trabalhos, no períodode 16 anos. O resultado de caráter quantitativo se revela baixo,embora crescente, como mostra a diacronia do levantamento.Firmes em nosso propósito de qualificar sistematicamente nossarevista, a partir desta edição estamos publicando a apresentação emportuguês e inglês e queremos assumir, juntamente com nossospareceristas e autores, o compromisso de nos empenharmos nosentido de antecipar a publicação de nossas edições, circulando atéo terceiro mês do semestre correspondente.Reiteramos três normas adotadas nas últimas edições e intimamenterelacionadas a um processo de qualificação da edição: o númeromáximo e três autores por trabalho publicado, a presença efetiva derevisores técnicos e de texto e o uso do template inserido no site darevista.Por fim, antecipamos a comemoração de mais um ano de circulaçãoe renovamos nosso compromisso com o esforço crescente na buscada qualidade editorial.
Dra. Marlene Branca Sólio
PRESENTATION
Chega aos leitores mais uma revista Conexão, a de número 26,volume 13, julho/dezembro de 2014, o dossiê temático destaedição: pesquisa, método e comunicação, concentra cincotrabalhos para uma reflexão sobre o tema proposto.No artigo Blog corporativo como medium: uma proposta teórica aosestudos da comunicação organizacional, de Eugenia Mariano daRocha Barichello e Elisangela Lasta, as autoras oferecem propostateórica que permite a compreensão do blog corporativo comomedium. O trabalho visa a contribuir com os estudos da área decomunicação organizacional na ambiência do medium digital. Ametodologia utilizou a articulação entre teoria e observação empíricae evidenciou que os elementos sociotécnicos presentes nos blogscorporativos permitem compreendê-lo como medium.As redes sociais como ferramentas de interatividade noradiojornalismo: uma proposta metodológica, de Mirian Quadrose Debora Cristina Lopez, apresenta proposta metodológica para aanálise da interatividade entre o rádio e seus ouvintes, por meio dautilização de sites de redes sociais. O trabalho parte de reflexão teóricasobre o conceito de interatividade, aplicando-o à comunicaçãoradiofônica, e discute o papel das redes sociais digitais, comoferramenta de interatividade para o meio. Em seguida, apresentamodelo metodológico centrado na análise de conteúdo. A propostasugere o exame de conteúdos sonoros e digitais de forma simultâneae cruzada, por meio da aplicação de fichas de análise. Encerraindicando ao pesquisador os principais pontos a serem observadosna interpretação dos dados quantitativos gerados pela aplicação dométodo, a fim de permitir a condução de inferências.Interatividade e multimídia no contexto de narrativas para e-bookinfantil em dispositivos móveis: uma revisão sistemática, deDeglaucy Jorge Teixeira e Berenice S. Gonçalves, aborda a questãoda popularização de diferentes modalidades de livros eletrônicos (e-8books), por meio de artefatos digitais portáteis, como tablets, e quetomam cada vez mais espaço no cotidiano das crianças. Os autorespontuam a falta de congruência da interatividade e das mídias emlivros interativos (CHIONG et al., 2012), que evidencia a necessidadede avanço nessa área. Como o campo é relativamente novo,dispondo de poucos estudos que contemplem a relação dainteratividade e multimídia em narrativa para e-book, os autoresoptaram por efetivar uma pesquisa de revisão sistemática. O estudoconsiderou artigos publicados nos últimos cinco anos, nas basesOneFile (GALE), Scopus e EBSCO, relacionados ao tema “narrativae interatividade no livro infantil”. Os resultados apresentaramconteúdos que convergem para um estudo multimodal do livro infantililustrado e para o estudo da narrativa interativa aplicada em designde jogos.Entre a carência e a profusão: aprendizagem de línguas mediada portelefone celular, de Lucía Silveira Alda e Vilson José Leffa, apresentaos resultados de uma investigação sobre o uso do telefone celular naaprendizagem de línguas, procurando identificar potencialidadesdessa ferramenta. Os autores selecionaram um conjunto de estudosa respeito da temática, publicados nos Anais da ConferênciaInternacional em Aprendizagem Móvel, no período de 2008 a 2012.Por meio de revisão sistemática e meta-análise qualitativa,identificaram os principais temas abordados nesses estudos. A partirda análise dos resultados, verificaram que o telefone celular destacasepela mobilidade e pela portabilidade, além de apresentar aspectospositivos quanto à motivação dos alunos na aprendizagem. Oprincipal resultado da pesquisa evidencia que os desafios no uso daferramenta não são técnicos, mas didático-metodológicos, incluindoa necessidade de refletir sobre propostas práticas. A análise realizadabuscou aporte teórico nos pressupostos de Vygotsky, sobreaprendizagem mediada por instrumento e nos conceitos deaprendizagem móvel, CALL e MALL.Memórias ressignificadas: as narrativas de Super 8 na Web 2.0, deChristina Ferraz Musse e Mariana Ferraz Musse objetiva uma análisedo site Yourlost memories (iniciativa realizada na cidade deBarcelona, Espanha), a partir dos conceitos de memória, lembrançae esquecimento, narrativa audiovisual e transmidialidade. O trabalhoconsidera que as narrativas dos filmes Super 8, utilizados paradocumentar cenas familiares, viagens e celebrações, em meados doséculo passado, são revestidas de um novo significado na Web 2.0,9 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014em pleno século XXI. Os autores pontuam que “trechos de filmes,temporariamente perdidos ou descartados por seus autores, sãoressignificados ao passarem por um processo de digitalização e seremveiculados nos canais de vídeo da internet”. Yourlost memories busca,como em um jogo de quebra-cabeças, saber como os filmes foramachados; em seguida, tenta encontrar os produtores daquelas cenase, finalmente, produzir novas narrativas a partir dos registros originais.Docência universitária: a formação profissional dos professores deJornalismo, de Jociene Carla Bianchini Ferreira, Adolpho CarlosFrançoso Queiroz e Silvana Malusá, aborda questões da docênciauniversitária nos cursos de Jornalismo e Comunicação Social comhabilitação em Jornalismo e discute a formação profissional dessesdocentes. A pesquisa exploratório-analítica, com abordagensqualitativa e quantitativa, reuniu 184 participantes de 49 instituiçõespúblicas que oferecem o curso de Jornalismo no País. Os resultadosrevelaram que, apesar de uma formação pedagógica profissionalainda deficitária, os professores entrevistados conhecem as tendênciaspedagógicas interacionistas (construtivista e sociocultural) e as adotamem suas práticas docentes, apesar de resquícios de práticastradicionais, além de ser visível uma forte tendência ao ensino doconhecimento teórico-científico da área.Na sessão artigos, da Conexão, nosso leitor encontra os trabalhosque seguem:Em chanceladores de sentidos: agendamentos do campojornalístico sobre a Rio+20 nos jornais Le Monde e Folha de S.Paulo, Vinícius Flôres e Jane Mazzarino mostram a centralidade docampo jornalístico na sociedade ao canalizar discursos de outroscampos e agendá-los, a partir de um processo de enquadramento,conforme determinadas regras produtivas. O artigo analisa as matériasjornalísticas de Le Monde e da Folha de S.Paulo sobre a Conferênciadas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,compreendidas por meio da Teoria da Agenda, identificando marcase escolhas dos gatekeepers dos veículos, tendo como base os critériosde noticiabilidade presentes nas matérias noticiosas. O métodoutilizado foi a Análise de Conteúdo. A escolha dos dois impressospossibilitou captar duas percepções – uma europeia e outra latinoamericana– sobre o evento e a temática ambiental. Da análiseemergiram marcas e estratégias dos veículos na cobertura da Rio+20,1 0as quais ofereceram subsídios para a formação da opinião dos leitoressobre a mesma.O jornalismo econômico por meio da imprensa alternativa: Bundase a acessibilidade da informação, de Caroline Gonçalves Taveira eMaximiliano Martin Vicente, busca, por meio da análise do conteúdoexpresso no semanário Bundas, mostrar como a revista tratou dosassuntos econômicos no Brasil, no período de 1999 a 2001. O estudobuscou compreender a forma como o impresso abordava os temasde economia e, por meio da investigação da linguagem empregada,evidenciar de que forma a revista se diferenciava dos demais veículos,no que diz respeito à clareza na transmissão da informação. É fatoque o jornalismo econômico apresenta uma forma de abordagemmuitas vezes incompreensível para os leitores. Assim, com base naanálise de Bundas, o autor mostra o papel desse jornalismo para asociedade e a importância de torná-lo claro e acessível ao públicoleitor.A influência da cultura nacional nos negócios e o papel dacomunicação no estímulo à cultura de inovação, de LeilaGasparindo e Maria Aparecida Ferrari, traz uma reflexão inicial sobreos desafios e os impactos da cultura de inovação em relação à culturanacional e como os elementos da cultura têm influência sobre a formade administrar. O artigo aponta a importância do processo decomunicação, segundo os princípios da comunicação excelente deGrunig (1992) e dos relacionamentos a partir da teoria da HéliceTríplice. (ETZKOWITZ, 2009). A metodologia faz correlação entredistância de poder e cultura de inovação, ao comparar os rankingsdos países de maior competitividade e capacidade de inovação,usando o Índice de Distância Hierárquica (IDH). (HOFSTEDE, 1991). Oartigo aponta o paradigma da gestão comportamental de relaçõespúblicas, como a forma mais adequada de estímulo à cultura dainovação nos ecossistemas existentes no País.Fechando a edição, André Iribure Rodrigues e Lucas Roecker Lazarinnos oferecem Um levantamento dos estudos das homossexualidadesnos programas de pós-graduação em Comunicação Social, trabalhoque apresenta procedimentos e resultados parciais de pesquisaexploratória que busca identificar Teses e Dissertações de Programasde Pós-Graduação em Comunicação no Brasil, cujo referencialteórico ou os objetos de estudo contemplem gênero e sexualidade,ao abordarem as variantes da heterossexualidade. O artigo caminhana perspectiva pós-estruturalista e dos estudos culturais que abordam1 1 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014a sexualidade como conjunto de práticas de construções sociais. Ométodo de coleta de dados, além de levantamento bibliográfico,contemplou a análise documental, permitindo a apropriação deresumos fornecidos pelo portal digital Teses e Dissertações emComunicação no Brasil, da UFRGS. O período de análisecompreendeu resumos concernentes à produção entre os anos de1992 e 2008. No conjunto total da produção, o número encontradofoi 51 trabalhos em meio a um total de 7.350 trabalhos, no períodode 16 anos. O resultado de caráter quantitativo se revela baixo,embora crescente, como mostra a diacronia do levantamento.Firmes em nosso propósito de qualificar sistematicamente nossarevista, a partir desta edição estamos publicando a apresentação emportuguês e inglês e queremos assumir, juntamente com nossospareceristas e autores, o compromisso de nos empenharmos nosentido de antecipar a publicação de nossas edições, circulando atéo terceiro mês do semestre correspondente.Reiteramos três normas adotadas nas últimas edições e intimamenterelacionadas a um processo de qualificação da edição: o númeromáximo e três autores por trabalho publicado, a presença efetiva derevisores técnicos e de texto e o uso do template inserido no site darevista.Por fim, antecipamos a comemoração de mais um ano de circulaçãoe renovamos nosso compromisso com o esforço crescente na buscada qualidade editorial.
Dra. Marlene Branca Sólio
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Arriving to the readers, another issue of “Conexão” magazine,number 26, volume 13 – July/December of 2014, this edition’sthematic dossier: research, method and communication, is built with five works for a reflection of the proposed theme.
On the article Corporate blog as a medium: a theoretical proposal tothe study of organizational communication, from Eugenia Marianoda Rocha Barichello and Elisangela Lasta, the authors offer a uniquetheoretical proposal that allows the comprehension of the corporateblog as a medium. The work aims to contribute to the studies on thearea of organizational communication in the presence of the digitalmedium. The method used the articulation between theory andempirical observation and showed that sociotechnical elementspresent on the corporate blogs allow us to comprehend it as amedium.Social networks as interactivity tools in radiojournalism: amethodological proposal, from Mirian Quadros and Debora CristinaLopez, presents a methodological proposal for the analysis ofinteractivity between the radio and its listeners, using social networkswebsites. The study starts with a theoretical discussion about theconcept of interactivity, applying it to radio communication, andevaluates the part digital social networks have as a tool for interactivityon this environment. Next, it presents a model centered on the analysisof content. The proposal suggests the examination of sound and digitalcontent simultaneously and crossing both ways, applying analysissheets. It concludes pointing to the researcher the main points thatshould be observed when interpreting the collected data generatedby the method, with the purpose of allowing the conduction ofinference.Interactivity and multimedia in the context narratives forpicturebook on mobile devices: a systematic review from DeglaucyPRESENTATION1 4Jorge Teixeira and Berenice S. Gonçalves, adresses the increasingpopularity of different types of electronic books (e-books),using digitalportables, such as tablets, which are talking more space in the livesof children. The authors point the lack of congruence with interactivityand the media in interactivity books( CHIONG et al., 2012), showingthat the area needs improvement. Since the field is relatively new, andthere are few studies on the relationship between interactivity andmultimedia narrative for e-book, the authors opted to perform asystematic review research. It considered articles published in the lastfive years, on the platforms OneFile (GALE), Scopus and EBSCO,relating the theme “Narrative and interactivity in children books”. Theresults showed contents that converge to a multimode study of thechildren book illustrated and the interactive narrative applied in gamedesign.Between the scarcity and the profusion: mobile phone assistedlanguage learning, from Lucía Silveira Alda e Vilson José Leffa,presents the results of an investigation about the use of cellphones andlearning new languages, seeking to identify the potential of this tool.The authors selected a group of studies on the theme published onthe “Anais da Conferência Internacional em Aprendizagem Móvel”,between 2008 and 2012. Using systematic revision and qualitativemeta-analysis, they identified the main themes on those studies.Analyzing the results, they verified that cellphones stand out for itsmobility and portability, also containing positive aspects regarding themotivation of students on learning. The main result of the study showsevidence that the challenges of using the tools are not technical, butdidactic-methodological, including the need to reflect about practicalproposals. The analysis looked for theoretical support on thepresuppositions of Vygotsky, about measuring learning throughinstruments and on the concepts of learning through mobile devices,CALL and MALL.Resignified memories: narratives of Super 8 in the Web 2.0, fromChristina Ferraz Musse, Mariana Ferraz Musse, Iluska Coutinho andMaria Cristina Brandão, analyses the website Yourlost memories(initiative carried out in the city of Barcelona, Spain), starting from theconcepts of memory, recollection and forgetfulness, audiovisualnarrative and “transmidialidade”. The work considers the narrativeson the picture Super 8, used to document family scenes, trips andcelebrations, in the middle of the last century, lined with a new1 5 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014meaning in Web 2.0, in plain XXI century. The authors point that“parts of films temporarily lost or deleted by the authors, have a newmeaning as they go through the process of digitization and beinglinked to video channels on the internet”. Your lost memories seeks,like in a jigsaw puzzle, to find out how films were found; then, it triesto find the original producers of the scene and, finally, produce newnarratives starting from the original material.University teaching: training of Journalism teachers, from JocieneCarla Bianchini Ferreira, Adolpho Carlos Françoso Queiroz e SilvanaMalusá, addresses questions in the teaching of Journalism and SocialCommunication with minor in Journalism and discusses theprofessional qualifications of the professors. The exploring-analyticresearch with qualitative and quantitative methods, gathered 184participants from 49 public institutions that offer the Journalism coursein the country. The results revealed that, despite a still poorpedagogical education, the interviewed professors acknowledge anduse the constructive and sociocultural tendencies, despite some traceof traditional technique, and show a strong tendency to teaching thetheoretical-scientific knowledge in the area.In the article session, from Conexão, our reader finds the followingworks:In Sealers of senses: journalistic field’s agendas about the Rio+20in the newspapers Le Monde and Folha de S.Paulo, Vinícius Flôresand Jane Mazzarino show society’s centralization of the journalisticfield when it channels other areas speeches and schedules them, usinga process meeting determined productive rules. The article analysesnews works from Le Monde and Folha de S. Paulo, about the UnitedNations Conference on Sustainable Development, the Rio+20,understood using the Agenda Theory, identifying the vehicle’sgatekeepers marks and choices, having as a starting point the criteriaof newsworthiness present on the article. The used method was theContent Analysis. The choice of the two papers provided the gatheringof two perceptions – a European and a South American – about theenvironmental themed event. From the analysis emerged marks andstrategies from the vehicles while covering the Rio+20, offeringresources for the formation of the viewer’s opinion on the topic.The economic journalism by alternative press: Bundas and theaccessibility of information, from Caroline Gonçalves Taveira e1 6Maximiliano Martin Vicente, seeks, using the content analysisexpressed in the “Bundas” seminar, to show how the magazine treatedBrazil’s economic topics from 1999 to 2001. The study aimed tocomprehend the way the magazine addressed the economics themeand, investigating the type of language used, point in which way themagazine was different from the other vehicles, when comparingclarity of transmitted information. It is a fact that that that many timeseconomics journalism has a difficult and incomprehensible form forthe reader. Therefore, based on “Bundas” analysis, the author showsthe part this kind of journalism has in our society, and how importantit is to make it available to the reader.“The influence of national culture in businesses and the role ofcommunication in promoting innovation culture”, from LeilaGasparindo and Maria Aparecida Ferrari, brings an initial discussionabout the challenges and impacts of inovation culture concerningnational culture and how cultural elements have influence on the wayof administration. The article addresses how important thecommunication process and the relationships (???), following Grunig’sExcellence theory (1992) and Etkzowitz’s Triple Helix conceptrespectively, are. The method used correlates distance from powerand the innovation culture, when comparing the country rankings ofmost competitively and ability to innovate, using Hofstede PowerDistance Index (PDI) (1991).The published work points to the publicrelations behavior management paradigm as the most adequate wayto stimulate innovation culture on the pre-existing ecosystems in thecountry.Closing the issue, André Iribure Rodrigues and Lucas Roecker Lazarinoffer us “An approach of homosexualities in the brazilian SocialCommunication pos-graduation programs from 1992 to 2008”, awork presenting procedures and partial results to research trying toidentify Brazil’s postgraduate thesis and dissertations incommunications, with theoretical frameworks or study objectscontemplating gender and sexuality, addressing the variants ofheterosexuality. The article follows the post-structuralism label andcultural studies addressing sexuality as a set of social constructionpractices. The data collecting method included, besides thebibliographical survey, document analysis, making the summariesprovided by UFRGS online server “Teses e Dissertações emComunicação no Brasil” eligible. The analysis period span was limited1 7 Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 13, n. 26, jul./dez. 2014to summaries from 1992 to 2008. In the whole collection of 7350works, 51 were find in the span of 16 years. The qualitative characterreveals itself low, although growing, as shown by the survey’sdiachronic analysis.Focused in our purpose of systematically qualifying our magazine,from this edition we will be publishing the “presentation/introduction”in both Portuguese and English, and would like to commit, togetherwith our authors and partners, to make efforts and anticipate our issue’sprinting, making it available by the third month of the correspondingsemester.We reaffirm three norms adopted in our last issues and deeply relatedto the magazine’s qualification process: the max number of threeauthors per published works, the effective presence of technical andtextual reviewers and using the magazine’s website inserted template.Lastly, we anticipate the celebration of one more year of circulationand reaffirm our commitment with increasing endeavor aiming forpublishing quality.Dra. Marlene Branca Sólio
Publisher
Publicado:
2014-12-09