Nada sobre nós, sem nós: O protagonismo da pessoa cega no processo de elaboração de roteiros de audiodescrição

Autores

  • Kerllon Lucas Gomes Silva PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO MIDIA E COTIDIANO UFF
  • Dagmar de Mello e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Cinema. Audiodescrição. Consultoria. Espectador. Emancipação.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada em parceria com o Laboratório de Audiodescrição da Universidade Federal Fluminense que vem concentrando suas ações na promoção de uma estética de audiodescrição que contemple as insatisfações do público cego e com baixa visão frente aos atuais roteiros cinematográficos de Audiodescrição (AD). A proposta procurou problematizar as tradicionais técnicas de AD vigentes no mercado, valorizando a importância da consultoria com pessoas cegas no processo de produção de tradução de imagens. Nossos resultados apontaram que a prática de uma consultoria continuada como processo de criação de ADs possibilita ao usuário, uma relação criadora de sentidos próprios com as imagens, tornando-os “espectadores emancipados” (RANCIERE, 2017) em relação às imagens. Tomamos como princípio teórico/filosófico “a tarefa do tradutor” de Walter Benjamin e como metodologia optamos pela cartografia que nos possibilitou um caráter participativo reafirmando a potência da pesquisa-intervenção em trabalhos que assumem a relevância da subjetividade humana.

Biografia do Autor

Kerllon Lucas Gomes Silva, PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO MIDIA E COTIDIANO UFF

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cândido Mendes. Licenciado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Graduando em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Mestrando e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Audiodescritor roteirista, cofundador e coordenador de produção da extensão Laboratório de Audiodescrição em Obras Cinematográficas (UFF).

Dagmar de Mello e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (FEUFF/UFF). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). Coordenadora do Laboratório de Audiodescrição em Obras Cinematográficas (UFF).

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Silva, K. L. G., & e Silva, D. de M. (2022). Nada sobre nós, sem nós: O protagonismo da pessoa cega no processo de elaboração de roteiros de audiodescrição. Conexão - Comunicação E Cultura, 19(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9277