Comunicação organizacional e gestão das mídias sociais em agências de comunicação digital

Autores

  • Diego Wander da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

comunicação organizacional, agências de comunicação digital, mídias sociais, gestão

Resumo

Neste texto, discorremos sobre o assessoramento de agências de comunicação digital a organizações, especificamente no que se refere a mídias sociais. Nossos objetivos são identificar as atividades de gestão e operacionalização de mídias sociais ofertadas por agências de comunicação digital; revelar quais são as mídias sociais mais incidentes; e compreender os formatos de interlocução agência-cliente e responsabilidades decorrentes. As reflexões são feitas a partir dos relatos de profissionais que atuam em agências filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais (SILVA, 2018), coletados em entrevistas em profundidade. Os achados revelam um conjunto de treze atividades desempenhadas. As mídias sociais mais recorrentes são o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Em relação aos formatos de trabalho entre agências e clientes, apresentamos três “modelos” que posicionam diferentes níveis de responsabilidade e incidência sobre tomadas de decisão.

Biografia do Autor

Diego Wander da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP). E-mail: diego.wander@pucrs.br

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Comunicação. Mestre em Comunicação/Semiótica. Graduado em Relações Públicas. Professor associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP): www.ufrgs.br/gccop. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Pesquisa conta com apoio CAPES. E-mail: rudimar.baldissera@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

da Silva, D. W., & Baldissera, R. (2020). Comunicação organizacional e gestão das mídias sociais em agências de comunicação digital. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7919

Edição

Seção

Artigos