Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras

Autores

  • Gabriela Valer Picancio Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael José dos Santos
  • Silvana Boone Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

cultura, arte, literatura, gênero, mulher negra, representação,

Resumo

Este artigo aborda duas diferentes perspectivas da presença da mulher negra nas artes brasileiras: como agente criadora de imagens e textos; e como figura passiva, representada de modo estereotipado. Por meio da reunião de obras literárias e artístico-visuais, produzidas entre os séculos XVI e XXI, na qual encontramos a mulher negra representada, podemos realizar uma leitura das modificações sócio-históricas ocorridas no País em relação a questões de gênero e étnico-raciais, principalmente no que diz respeito ao espaço destinado à autorrepresentação e ao lugar de fala. O pouco conhecimento sobre a existência de mulheres negras como criadoras de arte confirma a abstenção dos meios responsáveis pela pesquisa e difusão de conhecimento das áreas correspondentes, independentemente do caráter da ação, seja o silêncio intencional ou indiferente.

Biografia do Autor

Gabriela Valer Picancio, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Artes Visuais (UCS), com extensão universitária na Universidad Autónoma de Madrid, aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (UCS) e bolsista PROSUP/CAPES.

Revisor de texto/ABNT

Revisão ortográfica e revisão técnica: Leticia Lima

Rafael José dos Santos

Cientista Social (UNICAMP). Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Antropólogo.

Silvana Boone, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Artes Visuais: história, teoria e crítica (IA-UFRGS). Docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Picancio, G. V., dos Santos, R. J., & Boone, S. (2020). Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6802

Edição

Seção

Artigos