Movimentos metodológicos para uma pesquisa com sujeitos travestis

Autores

  • Yvets Morales UNISINOS
  • Efendy Maldonado Unisinos

Palavras-chave:

metodologia, transmetodologia, sujeito comunicante, pesquisa exploratória, travesti

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre as dimensões, categorias de análise e caminhos transmetodológicos para pensar e refletir sobre a cidadania comunicativa de sujeitos travestis em Porto Alegre, RS – Brasil. A partir de pesquisa exploratória foram possíveis encontros e desencontros para problematizar a configuração do sujeito pesquisador, a arquitetura do problema/objeto, o sujeito da pesquisa e o sujeito travesti comunicante. O resultado é uma reflexão crítica sobre pesquisa e sua construção em várias dimensões. Contemplando como horizonte metodológico a transmetodologia e o pensamento crítico, se realiza um diálogo interdisciplinar com autores da comunicação, da sociologia, da economia, da filosofia e da psicologia.

Biografia do Autor

Yvets Morales, UNISINOS

Comunicadora Social. Máster em comunicação e Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Candidata a máster em Multimedia y espacios de Internet pela Universidad Politécnica de Catalunya. Estudante de Máster no PPGCC da UNISINOS. bolsista CNPQ.

Efendy Maldonado, Unisinos

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(1999). Professor Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos , Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Doutorado. Cientista na área de Ciências Sociais Aplicadas- Comunicação. Professor- Titular (Catedrático) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC-UNISINOS: doutorado e mestrado, 1999-2017. Nota CAPES 6).


 

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Morales, Y., & Maldonado, E. (2019). Movimentos metodológicos para uma pesquisa com sujeitos travestis. Conexão - Comunicação E Cultura, 17. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6590

Edição

Seção

Conexão - Especial