Os "caras-pintadas": o fotojornalismo como elemento construtor da memória

Autores

  • Fabiana Aline Alves Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Fotojornalismo, memória, "caras-pintadas", impeachment

Resumo

Este artigo analisa como a cobertura fotojornalística realizada pelo Folhateen, caderno do jornal Folha de S. Paulo destinado ao público adolescente, obedecendo à sua linha editorial, colaborou com a construção da memória das manifestações em favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Por seu caráter multidisciplinar, este trabalho utiliza como referências teóricas os apontamentos de Pollak (1992) sobre os elementos constitutivos da memória e identidade, as relações entre memória e história levantadas por Le Goff (2003), a estética do fotojornalismo proposta por Soulages (2005), entre outros.

Biografia do Autor

Fabiana Aline Alves, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, Brasil. Mestranda em Comunicação pela UEL. Especialista em Fotografia pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Bolsista da Capes.

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL.

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Publicado

2011-09-15

Como Citar

Alves, F. A., & Boni, P. C. (2011). Os "caras-pintadas": o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Conexão - Comunicação E Cultura, 10(19). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/657