Escutas poéticas e musicalidades dialéticas: ah, se meu ouvido falasse!
Palavras-chave:
epistemologia, transmetodologia, escutas poéticas, musicalidades dialéticas, imagem dialética,Resumo
O texto apresenta a noção de escutas poéticas e musicalidades dialéticas ao radicalizar dois pressupostos da transmetodologia de Maldonado et al. (2008): a) a indissociabilidade entre sujeito e objeto da pesquisa, e b) a ciência midiática como recurso material contemporâneo. A escuta, como produto sociocultural histórico, é epistemologia, objeto e técnica de pesquisa, amparada nas teorias de Schaeffer (apud CHION, 1999) e Szendy (2003). Escutar-se escutar e escutar os sujeitos se escutarem torna-se modelo metodológico, amparado na estética de Benjamin (2006) e na poética de Bachelard (1994). Por meio de escutas poéticas propõe-se relativizar as dimensões categóricas e imediatamente produtivas dos estudos de recepção midiática. O modelo metodológico descreve a estratégia de produção de dados sonoros enquanto técnica científica, ilustrado com um exemplo de aplicação, a musicalidade dialética intitulada À escuta em Portbou.Downloads
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