A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música

Autores

  • Márcio Leonardo Monteiro Costa Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

consumo, gêneros musicais, sonoridade, performance

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre como a classificação por gêneros pode constituir uma chave metodológica para a compreensão do consumo musical. Com esse intuito, torna-se fundamental que a categorização não leve em conta apenas elementos internos, relacionados à sonoridade, mas que observe, necessariamente, uma dimensão externa, da performance. Argumenta-se – com base na compreensão de que o gênero estabelece uma estratégia de interação entre a instância da produção e os consumidores – que a articulação entre essas duas dimensões é central para o estudo da cadeia produtiva da música a partir de um viés comunicativo. A parte final do trabalho apresenta um caso concreto de pesquisa, com destaque às ferramentas de coleta de dados utilizadas.

Biografia do Autor

Márcio Leonardo Monteiro Costa, Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) . Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Revisora de texto/ABNT: Letícia Conceição Martins Cardoso

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

Monteiro Costa, M. L. (2019). A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música. Conexão - Comunicação E Cultura, 17. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6557

Edição

Seção

Conexão - Especial