É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara

Autores

  • Luana Inocêncio Universidade Federal Fluminense
  • Camila Cornutti Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Franco Monteiro University of Huddersfield

Palavras-chave:

Meme, Videoclipe, Fandoms musicais, Apropriação, Ativismo de fãs

Resumo

Compreendendo os memes de internet como artefatos da cultura digital, este trabalho busca investigar articulações das camadas plásticas e performáticas agenciadas a partir dos fluxos itinerários do videoclipe (SOARES, 2009), desde o momento em que uma canção é apropriada por fãs e recombinada a outras inserções visuais por meio de videomemes musicais. Utilizaremos como elemento articulador desta investigação a análise exploratória de videomemes produzidos por fãs a partir de Sua Cara, hit do grupo americano “Major Lazer” em parceria com as cantoras pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. O corpus mapeado foi classificado em três fluxos derivativos, correspondentes aos períodos cronológicos do espalhamento e compostos por três amostras de videomemes em cada fluxo. Interessa-nos questionar, especificamente, esses objetos como performances de gosto e mediadores da experiência, do consumo e da circulação musical, observando em que medida tais práticas criativas de fãs, potencializadas pelo humor e apropriação, contribuem para novas produções de sentido a partir de bens musicais canônicos.

Biografia do Autor

Luana Inocêncio, Universidade Federal Fluminense

Professora de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF).

Revisão ortográfica: Isabel Tereza de Almeida Moraes. Revisão técnica: Isabel Tereza de Almeida Moraes.

Camila Cornutti Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora e Coordenadora do Centro Integrado de Comunicação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) - com estágio pós-doutoral em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Camila Franco Monteiro, University of Huddersfield

Doutoranda em Music, Humanities and Media na University of Huddersfield (UK) e bolsista CAPES (FT PhD). Pesquisadora do CPC (Centre of Participatory Culture), com foco em cultura de fãs, performance de gosto e antifandoms.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Inocêncio, L., Barbosa, C. C., & Monteiro, C. F. (2019). É clipe vazado que chama?: videomemes musicais, humor e apropriação como ativismo de fãs em torno do hit Sua Cara. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6505

Edição

Seção

Artigos