O cinema épico de Luiz Rosemberg: análise do filme Guerra do Paraguay

Autores

  • Ramsés Albertoni Barbosa Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora Revisão ortográfica: Lucas Rattes Mello Revisão técnica: Carlos Eleonay Meirelles Garcia
  • Maria Luiza Igino Evaristo Doutora em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

cinema brasileiro, metaficção historiográfica, plano-sequência, história, ficção

Resumo

O artigo analisa o filme Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg, como uma metaficção historiográfica que subverte o envolvimento mimético com o mundo, onde as noções de realismo ou referência entre o discurso da arte e da história são modificadas através de sua confrontação. A diegese do filme se constrói na teatralidade da encenação que determina as composições de quadro e as orientações dos planos, valorizando os diálogos das personagens que questionam a câmera e o espectador sobre a arte e a vida. Identificaram-se seis tipos de planos-sequência que criam uma narrativa complexa que indaga sobre as verdades históricas e estéticas, pois o diretor põe em dúvida a demarcação da fronteira entre a arte e o mundo, contestando as verdades da realidade e da ficção a partir da “incorporação diegética de passados intertextuais”, como elemento estrutural que constitui as criações contemporâneas, funcionando como marca formal da historicidade da obra.

Biografia do Autor

Ramsés Albertoni Barbosa, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora Revisão ortográfica: Lucas Rattes Mello Revisão técnica: Carlos Eleonay Meirelles Garcia

O pesquisador e professor é Graduado em Letras pela UFJF e Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes & Design na UFJF e o Mestrado em Comunicação no PPGCOM da mesma instituição. A pesquisa de mestrado analisou o romance O ano da morte de Ricardo Reis, do escritor José Saramago, interpretando a articulação de um jogo labiríntico-narrativo que abole, ou reconstrói em novas diretrizes, as noções recorrentes de ficção e história.

Maria Luiza Igino Evaristo, Doutora em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e Pesquisadora. Doutora em Ciência da Religião.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Barbosa, R. A., & Evaristo, M. L. I. (2019). O cinema épico de Luiz Rosemberg: análise do filme Guerra do Paraguay. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6429

Edição

Seção

Artigos