Revista do Globo: inscrição do contexto histórico e da identidade nacional brasileira em fotografias de moda da década de 1940

Autores

  • Cátia Silene Kupssinskü Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

Palavras-chave:

moda, cultura, identidade, Revista do Globo

Resumo

Este artigo visualiza a moda como um fenômeno social que contribui para formar e transformar identidades, ao mesmo tempo que as representa. Ela determina normas e regras que sofrem impactos de alterações econômicas, sociais, políticas, impulsionando, dessa forma, o sistema cíclico, que caracteriza a moda, traduzindo, por meio dos significados inerentes às suas representações, características do tempo no qual ela se evidencia. A partir desse posicionamento, o artigo analisa traços da identidade nacional brasileira, expressos em fotografias de moda publicadas na Revista do Globo, na década de 1940. Essa década foi marcada por transformações culturais, motivadas pela Segunda Guerra Mundial, da qual decorreu um movimento de valorização da nacionalidade brasileira. Tais fotografias, produzidas para divulgar a moda, ao serem analisadas sob preceitos de semiótica, revelam essas transformações e demonstram a tentativa de afirmar a nacionalidade brasileira, cuja identidade está amparada em representações simbólicas que a valorizam.

Biografia do Autor

Cátia Silene Kupssinskü, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre do Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, com bolsa da CAPES/ FAPERGS. Graduada em Moda pela mesma instituição.

Revisor ortográfico/ABNT: Ernani Mugge, doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor e pesquisador  na Universidade Feevale.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Pós-Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale e bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Kupssinskü, C. S., & Saraiva, J. A. (2019). Revista do Globo: inscrição do contexto histórico e da identidade nacional brasileira em fotografias de moda da década de 1940. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6347

Edição

Seção

Artigos