A memória teleafetiva: os elementos de sedução da programação Déjà Vu

Autores

  • Mario Bressan Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Palavras-chave:

comunicação, televisão, memória, memória teleafetiva, redes sociais

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os elementos da memória dos telespectadores do canal Viva, a partir de postagens no Twitter, que justifiquem a audiência a ponto de promover uma relação teleafetiva com a programação. Como procedimento metodológico, além do referencial bibliográfico, aplica-se a Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin, classificando e categorizando os dados. O resultado mostrou que a saudade, a diversão e a nostalgia são elementos que justificam a audiência do canal, por evidenciar uma relação teleafetiva com o telespectador, por readquirir reminiscências com a programação Déjà Vu e impulsionar vibrações provocadas por afetos e pela experiência televisiva.

Biografia do Autor

Mario Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Comunicação Social

Pesquisador e professor universtiário

 

 

 

Revisor técnico e ortográfico: Prof.ª Dr.ª Andréia da Silva Daltoé

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Bressan Júnior, M. (2019). A memória teleafetiva: os elementos de sedução da programação Déjà Vu. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5942

Edição

Seção

Artigos