Ressignificação imagética: a narrativa da “muçulmana insensível” no atentado em Westminster

Autores

  • Marco Aurélio Prass Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Ana Paula da Rosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Atentados, Circulação, Fotografia, Islamofobia, Midiatização,

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a circulação das imagens a partir de três instâncias de tensão entre: 1) o olhar do fotógrafo envolvendo questões técnicas e jornalísticas; 2) a visão do retratado; e 3) a opinião dos consumidores de imagens. Tais instâncias são acionadas em nosso objeto empírico: as interações produzidas pela fotografia da cena do atentado terrorista em Westminster, ocorrido em março de 2017. Nesse sentido, examinamos, também, imagens derivadas, bem como a circulação dessas na imprensa e a respectiva repercussão nas redes sociais, observando o uso do objeto para legitimar discursos islamofóbicos. Para tal, articulamos teorias da imagem por autores como Sontag (2004), Rouillé (2009), Flusser (2011) e Barthes (2015), entre outros, em conjunto com pesquisadores que versam sobre midiatização e circulação.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Prass, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Estudante de Comunicação Social - Jornalismo pela Unisinos. Bolsista de Iniciação Científica no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela pesquisa "Circulação: Gênese, Funcionamento e Complexificação das 'Zonas de Contato' na Sociedade em Midiatização", coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Fausto Neto. Revisão ortográfica: Ana Paula da Rosa, Marco Aurélio Prass. Revisão técnica: Ana Paula da Rosa.

Ana Paula da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Prof. Drª. em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da mesma universidade pela linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Professora dos cursos de comunicação da Escola da Indústria Criativa da Unisinos. Membro dos grupos de Pesquisa Estudos em Comunicação Organizacional na UTFPR e vice-líder do Epistemologia da Comunicação da Unisinos (Epistecom).

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Prass, M. A., & da Rosa, A. P. (2018). Ressignificação imagética: a narrativa da “muçulmana insensível” no atentado em Westminster. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5867

Edição

Seção

Artigos