O rádio antes do rádio: o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920)

Autores

Palavras-chave:

Rádio, Telefunken, Marconi’s Company, Western, Westinghouse

Resumo

O texto analisa demonstrações das tecnologias de comunicação por ondas eletromagnéticas realizadas pela indústria eletroeletrônica estrangeira no Brasil e relacionadas com interesses estratégicos dos governos da Alemanha, dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, potências que disputavam a hegemonia econômico-política nos anos de 1910 e 1920. Faz isso à luz dos parâmetros teóricos da economia política da comunicação, considerando o País como um potencial mercado para as empresas Gesellschaft für drahtlose Telegraphie mbH, Marconi’s Wireless Telegraph Company, Western Electric Company e Westinghouse Electric and Manufacturing Company. Ao identificar demonstrações anteriores às realizadas em 1922 e 1923, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro, procura esclarecer algumas imprecisões da historiografia do rádio no Brasil.

Biografia do Autor

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação, além de coordenar o Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: luiz.ferraretto@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Ferraretto, L. A. (2018). O rádio antes do rádio: o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920). Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5758

Edição

Seção

Artigos