Comunicação ambiental e conflitos na circulação de sentidos sobre a crise hídrica de São Paulo espaço virtual

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Rodrigo Muller Marques Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Marina Antunes Martini Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palavras-chave:

Comunicação ambiental, conflitos, crise hídrica, espaço virtual.

Resumo

A crise da água no estado de São Paulo teve seu auge em 2014 e gerou debates nos espaços midiáticos. No ambiente virtual, observou-se a criação, em setembro de 2013, da comunidade no Facebook A Crise da Água em São Paulo, que surge tendo como característica a crítica ao tratamento dado a esse acontecimento por diferentes atores sociais. O objetivo deste artigo é investigar os conflitos comunicacionais decorrentes das interações midiatizadas no ambiente do Facebook e mediadas por uma questão ambiental: a crise hídrica paulista, a fim de verificar agendamentos, reverberação e posicionamentos dos membros na abordagem do problema. O método é quanti-qualitativo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de documentos de mídia (postagens da comunidade A Crise da Água em São Paulo no Facebook) ocorreu entre 10 de setembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015, quando se contabilizou que dos 626 posts do período 103 (ou 8%) deles geraram algum tipo de conflito comunicacional. Esses posts constituíram o corpus da pesquisa. A partir dos dados coletados, elegeram-se como categorias de análise dos conflitos nas interações da comunidade: a) agendamentos; b) reverberação; c) mapeamento e posicionamentos. O tratamento de dados deu-se por meio da análise textual.

Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

 

 

Revisão ortográfica: Jean Michel Vallandro

Revisão técnica: Jean Michel Vallandro

Rodrigo Muller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bacharel em História, mestrando no Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. Pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami/CNPq).

Marina Antunes Martini, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Direito na Univates. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Mazzarino, J. M., Marques, R. M., & Martini, M. A. (2018). Comunicação ambiental e conflitos na circulação de sentidos sobre a crise hídrica de São Paulo espaço virtual. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5686

Edição

Seção

Artigos