Design Audiovisual: a interseção dos estudos de audiência com a Interação Humano-Computador
Palavras-chave:
IHC, Estudos de Audiência, Produção audiovisual, Modelos de comunicaçãoResumo
Este ensaio apresenta as bases teóricas e um modelo de aplicação do Design Audiovisual, um processo metodológico-analítico desenvolvido a partir da interseção entre teorias de Interação Humano-Computador e Estudos de Audiência. Novas ações de interação, compartilhamento e difusão de conteúdos modificaram a fruição audiovisual. Mudanças no fluxo de informação fazem necessária uma metodologia capaz de prever e projetar produtos audiovisuais interativos, bem como facilitar a análise e abordagens equitativas de produtos concluídos. O artigo propõe a forma gráfica de um fluxo de trabalho e um exemplo de aplicação, resultados do primeiro ano de investigações conduzidas pelo Grupo de Estudos em Design Audiovisual, UFPB.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).