Design Audiovisual: a interseção dos estudos de audiência com a Interação Humano-Computador

Autores

Palavras-chave:

IHC, Estudos de Audiência, Produção audiovisual, Modelos de comunicação

Resumo

Este ensaio apresenta as bases teóricas e um modelo de aplicação do Design Audiovisual, um processo metodológico-analítico desenvolvido a partir da interseção entre teorias de Interação Humano-Computador e Estudos de Audiência. Novas ações de interação, compartilhamento e difusão de conteúdos modificaram a fruição audiovisual. Mudanças no fluxo de informação fazem necessária uma metodologia capaz de prever e projetar produtos audiovisuais interativos, bem como facilitar a análise e abordagens equitativas de produtos concluídos. O artigo propõe a forma gráfica de um fluxo de trabalho e um exemplo de aplicação, resultados do primeiro ano de investigações conduzidas pelo Grupo de Estudos em Design Audiovisual, UFPB.

Biografia do Autor

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Artes - Centro de Informática, UFPB. Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, Jornalista.

 

 

Revisão: Alia Nasim Chaudhry

Daniel Gambaro, Universidade de São Paulo

Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma instituição e graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi.

Thais Saraiva Ramos, Pesquisadora independente. Grupo de Pesquisa Design Audiovisual (UFPB/CNPq).

Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, graduada em Rádio e Televisão pela mesma universidade.

Ed Porto Bezerra

Graduação em tecnologia em processamento de dados pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1989), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000), pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Estágio Sênior no College of Communication da University of Texas no Knight Center for Journalism in the Americas (2013). Professor Titular nos Programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI), em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba, e no Programa Maestría en Comunicación y Periodismo Científico da Universidad Autónoma de Asunción (UAA).

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Becker, V., Gambaro, D., Ramos, T. S., & Bezerra, E. P. (2018). Design Audiovisual: a interseção dos estudos de audiência com a Interação Humano-Computador. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5672

Edição

Seção

Artigos