Instrumentos normatizadores da prática fotojornalística: balizas da ética profissional?

Autores

  • Paulo Munhoz

Palavras-chave:

Manuais de Redação, Fotografia, Fotojornalismo, Manipulação de Imagens, Deontologia

Resumo

O artigo investiga aspectos do impacto das técnicas digitais de edição e manipulação sobre o campo da fotografia documental-jornalística, em sua etapa de pós-produção. Buscou-se problematizar e discutir de que forma estão sendo delimitadas fronteiras entre o que caracterizaria uma alteração da realidade por manipulação de conteúdo, em contraposição a um ajuste técnico da imagem à realidade percebida pelo operador. Procurou-se verificar se os chamados Manuais de Redação Jornalística apresentam normas relativas à prática fotojornalística, que orientem os profissionais em relação aos limites da edição, no que diz respeito à manipulação fotográfica digital na pós-produção. Por hipótese, os manuais de redação configuram possíveis espaços de normatização, padronização de procedimentos e consolidação de parâmetros deontológicos, dada a proximidade de tais instrumentos com a vida profissional dos fotojornalistas. Os dados obtidos levam à conclusão de que grande parte das normas identificadas e analisadas se limita a observações genéricas e ambíguas, não definindo de maneira clara e inequívoca a linha que separa o ajuste técnico da manipulação de conteúdo. Ainda assim, algumas regras preconizadas nos Manuais de Redação podem levar à identificação de eventuais regularidades que funcionariam como parâmetros éticos, em relação à pós-produção digital de imagens fotográficas.

Biografia do Autor

Paulo Munhoz

Professor universitário, repórter fotográfico e jornalista, formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), é Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tendo trabalhado alguns dos principais veículos impressos nacionais, com 25 anos de experiência na prática fotojornalística, segue carreira docente há 17 anos. Atualmente é professor de Fotojornalismo na Faculdade Social da Bahia (FSBA), além de pesquisador associado ao Gjol - UFBA (Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line) desde 2003.

 

Revisora técnico e de texto: Adriana Telles

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Munhoz, P. (2018). Instrumentos normatizadores da prática fotojornalística: balizas da ética profissional?. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5589

Edição

Seção

Artigos