Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Participação, Resistência, Política, Fandom, Ativismo de fã-gamers,

Resumo

Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.

Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom | UFPA), com bolsa CAPES e período sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom | UFBA) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade do Estado da Bahia (CV | UNEB). Pós-graduando em Comunicação Científica na Amazônia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da UFPA. Pesquisador dos grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa Midiática na Amazônia (UFPA | CNPq), Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA | UFPA | Unama | CNPq), Comunicação, Consumo e Identidade (Consia | UFPA | CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Inovação e Convergência na Comunicação (Lab InovaCom | UFPA | CNPq).


REVISOR TÉCNICO: Rafaelle Fonseca Caldeira e Tarcízio Macedo

REVISOR ORTOGRÁFICO: Rafaelle Fonseca Caldeira e Tarcízio Macedo

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da UFPA, mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. É líder do grupo de pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA | UFPA | Unama | CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Inovação e Convergência na Comunicação (Lab InovaCom | UFPA | CNPq).

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Macedo, T., & da Cunha, E. M. (2018). Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275

Edição

Seção

Artigos