Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013)

Autores

Palavras-chave:

Audiovisual, Televisão, Narrativas midiáticas, Melodrama, SBT

Resumo

Uma das tendências da ficção televisiva brasileira, segundo Rondelli (1998), é deixar-se contaminar por temas da realidade, voltando-se mais ao realismo naturalista do que ao sentimentalismo melodramático. Análises acerca do assunto, de acordo com Lopes (2009), costumam considerar o padrão Globo de teledramaturgia. Este trabalho, por sua vez, pretende discutir como o SBT se apropria dos recursos do melodrama em seu conteúdo nacional dedicado a crianças e pré-adolescentes, segmento pouco explorado pelas emissoras de TV aberta. Para isso, toma-se por base a telenovela Carrossel (2012-2013), observando as dimensões comunicativas e culturais e evidenciando seus contextos de criação, produção e fruição. Ao utilizar a Estilística como metodologia, com base nas pesquisas de Pucci Júnior (2014a, 2014b) e de Rocha (2014, 2016), objetiva-se contribuir cientificamente com o aprimoramento crítico e metodológico dos Estudos de Televisão.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), sob orientação do Prof. Dr. Rogério Ferraraz, com bolsa PROSUP/Capes. Membro dos Grupos de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq).

 

Revisor técnico (ABNT): Prof.ª M.ª Elizete Rodrigues[1].

Revisor ortográfico: Prof.ª Érica de Oliveira[2].


[1] Mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

[2] Licenciada em Letras: Português/Inglês pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Multimeios (Unicamp) e graduado em Jornalismo (UNESP-Bauru). Foi pesquisador visitante na UCLA Los Angeles, com bolsa de doutorado-sanduíche (Capes). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

Hergesel, J. P., & Ferraraz, R. (2017). Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013). Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5174

Edição

Seção

Artigos