Corpos sem cabeça, sujeitos sem razão: análise multimodal da Marcha das Vadias

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná
  • Kelly Prudencio Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Marcha das Vadias, Análise multimodal, Enquadramento noticioso

Resumo

A Marcha das Vadias (MV), especialmente pela escolha de seus repertórios, conquista espaço nos noticiários. Conforme apontado em pesquisa anterior, a cobertura se limita, entretanto, ao registro das manifestações com presença marcante de imagens, sem promover discussões sobre o combate à violência de gênero. Com o intuito de fornecer subsídios à discussão sobre a efetividade de sua comunicação política, este artigo identifica os sentidos oferecidos pela cobertura jornalística para além do texto. A partir de uma análise de enquadramento multimodal, localizada em três níveis de análise – textual (ENTMAN, 1993), narrativo e visual (WOSNIAK et al., 2014) –, observa-se que a MV, embora apresentada como portadora de uma causa justa, recebe críticas por sua performance pública, e, recorrentemente, o papel do vilão é atribuído às manifestantes. As imagens privilegiam a exibição de corpos sem rosto, caracterizando a marcha como uma afronta moral.

Biografia do Autor

Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista PNPD/Capes. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política.

 

Revisor técnico: Rodrigo Horochovski

Revisor de texto: Rodrigo Horochovski

Kelly Prudencio, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia Política. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

Rizzotto, C. C., & Prudencio, K. (2017). Corpos sem cabeça, sujeitos sem razão: análise multimodal da Marcha das Vadias. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5143

Edição

Seção

Artigos