Corpos sem cabeça, sujeitos sem razão: análise multimodal da Marcha das Vadias
Palavras-chave:
Marcha das Vadias, Análise multimodal, Enquadramento noticiosoResumo
A Marcha das Vadias (MV), especialmente pela escolha de seus repertórios, conquista espaço nos noticiários. Conforme apontado em pesquisa anterior, a cobertura se limita, entretanto, ao registro das manifestações com presença marcante de imagens, sem promover discussões sobre o combate à violência de gênero. Com o intuito de fornecer subsídios à discussão sobre a efetividade de sua comunicação política, este artigo identifica os sentidos oferecidos pela cobertura jornalística para além do texto. A partir de uma análise de enquadramento multimodal, localizada em três níveis de análise – textual (ENTMAN, 1993), narrativo e visual (WOSNIAK et al., 2014) –, observa-se que a MV, embora apresentada como portadora de uma causa justa, recebe críticas por sua performance pública, e, recorrentemente, o papel do vilão é atribuído às manifestantes. As imagens privilegiam a exibição de corpos sem rosto, caracterizando a marcha como uma afronta moral.Downloads
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