Entre as representações e as repercussões das homossexualidades: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na rede social

Autores

  • André Iribure Rodrigues Fabico/UFRGS

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Representações, Homossexualidades, Redes Sociais, Engajamento

Resumo

Este texto apresenta um recorte de pesquisa, sobre as representações das variantes do modelo heteronormativo, na publicidade veiculada na televisão aberta brasileira. Identifica-se a apropriação de um conjunto de representações, delineando uma polarização entre estratégias estereotipadas, que reafirmam o modelo hegemônico, e desconstrucionistas, que tensionam o padrão vigente. Com o impacto das redes sociais, a pesquisa avança para o mapeamento dos desdobramentos dessas representações na rede social Facebook no contexto da publicidade multiplataforma. A análise dessas representações e sua repercussão permitem identificar as disputas intrínsecas às relações de poder, que refletem a postura das agências de publicidade, dos anunciantes e, em parte, de usuários de rede social, apresentando o tensionamento sobre o que pode e o que não pode ser dito sobre as homossexualidades.

Biografia do Autor

André Iribure Rodrigues, Fabico/UFRGS

Professor Associado da Fabico/UFRGS, graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda, mestrado em Comunicação e Informação e doutorado em Comunicação e Informação, todos pela UFRGS, com doutorado-sanduíche na UFRJ. Secretário de Comunicação da UFRGS.

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Rodrigues, A. I. (2018). Entre as representações e as repercussões das homossexualidades: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na rede social. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5087

Edição

Seção

Artigos