Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais

Autores

  • Eliane Davila dos Santos Universidade Feevale Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | »
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | »

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Simulacros, Discursos empresariais

Resumo

A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.

Biografia do Autor

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | »

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2015); Especialista em Gestão de Serviços pela Unisinos (2003); Gestão de Pessoas pela Unisinos (2001) e Administradora de Empresas pela Feevale (1997). Trabalhou mais de vinte anos em instituições financeiras e atualmente é Bolsista de Doutorado pela Prosup/Capes em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, dedicando-se às pesquisas da linguagem, comunicação e análise do discurso. Está afiliada à linha de pesquisa de Linguagens e Processos Comunicacionais que focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações.



 

 

 

 

 

 

 

Revisor técnicos – ABNT e o  revisor ortográfico do trabalho: Débora Facin

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | »

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED).

 

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

dos Santos, E. D., & Freitas, E. C. de. (2017). Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946

Edição

Seção

Artigos