Relacionamentos@morosos na rede

Autores

  • Karla Rafaela Haack Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Manuel Petrik Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mariana Gonçalves Boeckel Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

Relacionamento amoroso, Internet, Ciberespaço, Tecnologia

Resumo

Os avanços tecnológicos modificaram as relações entre as pessoas, encurtaram distâncias, ampliaram a rede de contatos e, consequentemente, possibilitaram às pessoas encontrar seu par amoroso. A partir disso, pesquisas têm sido desenvolvidas com o intuito de investigar os fatores sociais, emocionais, comportamentais e cognitivos envolvidos nos impactos desses avanços tecnológicos. O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender as variáveis envolvidas na opinião dos usuários de internet sobre o relacionamento amoroso mediado pela internet. Participaram 42 pessoas de ambos os sexos, com idades que variaram de 18 a 45 anos. Foi aplicado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas e os dados foram examinados por Análise Descritiva e Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a internet tornou-se uma ferramenta importante para a busca de relacionamentos amorosos e tem servido de instrumento auxiliar para os indivíduos mais introvertidos e com pouca disponibilidade de tempo.

Biografia do Autor

Karla Rafaela Haack, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica. Trabalha com temas relacionados à casal e família (especialmente relacionamentos mediados pela Internet, uso de redes sociais, ciúme, infidelidade e violência conjugal). Email para contato: krh.psi@gmail.com



Revisores: Kamêni Iung Rolim (técnico) e o  Carlos Hahn (ortográfico). 

Manuel Petrik, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista, Mestre em Comunicação Social e doutorando em Comunicação. Experiência em jornalismo impresso, web e assessoria de comunicação. Especializado em temas ligados à Economia. Atualmente é editor do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Interesses em jornalismo, tecnologia, redes sociais, História da Comunicação, Teorias da Comunicação, comunicação e polêmica. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (PUCRS) e do Social Media Research Techniques - Smart, do iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa.

Mariana Gonçalves Boeckel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicologa, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (2005) e Doutora em Psicologia. É psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde na a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É coordenadora do Curso do Psicologia da UFCSPA. Atuando principalmente nos seguintes temas: família, casal, psicoterapia sistêmica, intervenção psicossocial, violência intrafamiliar, serviço-escola.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Haack, K. R., Petrik, M., & Boeckel, M. G. (2018). Relacionamentos@morosos na rede. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4846

Edição

Seção

Artigos