Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014
Palavras-chave:
Comunicação política, Discurso de ódio, Eleições, Clivagem social, Redes sociaisResumo
A eleição de 2014 repetiu, pela sexta vez consecutiva, o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. Marcada pela militância nas redes sociais, a campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, por um lado, a democratização da discussão política, mas de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso de ódio. Neste trabalho, apresentamos uma metodologia para verificar o Potencial Ofensivo dos Discursos aplicada sobre os programas do segundo turno do horário eleitoral gratuito de televisão disponíveis na rede social Facebook. A partir desses resultados, analisa-se a propagação do ódio e do clima de ruptura social cruzando dados sobre engajamento, número de “curtidas” e “compartilhamentos” dos seguidores de cada perfil, o que possibilitou verificar como o eleitorado da internet interagiu com os candidatos na questão do ódio e da ruptura social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).