Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014

Autores

Palavras-chave:

Comunicação política, Discurso de ódio, Eleições, Clivagem social, Redes sociais

Resumo

A eleição de 2014 repetiu, pela sexta vez consecutiva, o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. Marcada pela militância nas redes sociais, a campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, por um lado, a democratização da discussão política, mas de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso de ódio. Neste trabalho, apresentamos uma metodologia para verificar o Potencial Ofensivo dos Discursos aplicada sobre os programas do segundo turno do horário eleitoral gratuito de televisão disponíveis na rede social Facebook. A partir desses resultados, analisa-se a propagação do ódio e do clima de ruptura social cruzando dados sobre engajamento, número de “curtidas” e “compartilhamentos” dos seguidores de cada perfil, o que possibilitou verificar como o eleitorado da internet interagiu com os candidatos na questão do ódio e da ruptura social.

Biografia do Autor

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUCRS.

Doutor em Comuncação pela ECA/USP (1996)

Mestre em Jornalismo pela University of South Carolina, EUA (1990)

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Emoção e Conlfito (GPCEC)

 

Angelo Arlindo Carnieletto Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo PUCRS (2003).

Mestre em Comunicação Social PUCRS (2014). Doutorando em Comunicação do PPGCOM da PUCRS (turma 2015)

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC).

Bolsista Capes/Prosup

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Publicado

2017-09-22

Como Citar

Wainberg, J. A., & Carnieletto Müller, A. A. (2017). Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4636

Edição

Seção

Artigos