Manifestações no dia 15 de março: uma análise em Veja e CartaCapital
Palavras-chave:
Enquadramentos. Manifestações 15 de março. Revista Veja. Revista CartaCapitalResumo
Este artigo analisa os enquadramentos propostos pelas revistas Veja e CartaCapital acerca das manifestações que ocorreram no Brasil, no dia 15 de março de 2015. O conceito norteador desta pesquisa foi o enquadramento (GAMSON; MODIGLIANI, 1989; GOFFMAN, 1986; ENTMAN, 1993), visto que o mesmo tem uma perspectiva tanto teórica como metodológica. Outro conceito utilizado para nos ajudar a compreender o fenômeno foi de campos sociais com base em Rodrigues (1990, 1999) e Bourdieu (2012). Ao final, podemos observar que ambas as revistas trazem enquadramentos similares no momento em que focalizam a fragilidade do governo Dilma, por exemplo. Porém, ao longo da análise, podemos ver que CartaCapital traz uma abordagem mais contextual e problematizada para pensar as manifestações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).