“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015

Autores

  • Nathália dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

representações, TICs, novas tecnologias, ideologia da tecnologia

Resumo

Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.

Biografia do Autor

Nathália dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nathália dos Santos Silva é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), pesquisou as “Representações sobre ‘novas tecnologias’ no fluxo publicitário televisivo” e foi bolsista da Capes. Interessa-se pela abordagem sociocultural da publicidade e por temas como representações, identidades e relações entre tecnologia e sociedade.

Endereço para correspondência: Rua Ferreira Viana, 425, apto 303. Bairro Petrópolis - Porto Alegre, RS, Brasil. CEP: 90670100 (email: nathalia.ssilva@yahoo.com.br)

 

Revisão ortográfica: Rafael Uberti

Revisão técnica: Rafael Uberti

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisa Reinhardt Piedras é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003).
Mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), pesquisando "A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção", foi bolsista da Capes.
Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), desenvolvendo tese sobre "Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino".
Realizou intercâmbio na Universidad de Extremadura / Espanha na área de Design (2002), com bolsa da AECI; e Estágio de Doutorado no Exterior na Universidade Paris V - Sorbonne (2007), com bolsa da Capes.
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Comunicação e na Linha de Pesquisa “Cultura e Significação” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Pesquisa temas como o processo de comunicação publicitária e sua abordagem sociocultural, estudos de recepção, consumo cultural, consumo e consumidor.
Coordena o Projeto de Pesquisa "Recepção de propaganda de utilidade publica: a produção de sentido sobre as campanhas antitabagismo" e participa dos projetos “Jovem brasileiro e práticas midiáticas em tempo de convergência: Brasil Profundo”(PROCAD/Capes) e “Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha” (Capes/DGPU).
É autora do livro “Fluxo publicitário” e de diversos artigos sobre publicidade e recepção midiática publicados em periódicos nacionais.

Endereço para correspondência:Av. Itajai, 156, apto 601. Bairro Petropolis - Porto Alegre, RS, Brasil. CEP: 90470-140 (email: elisapiedras@gmail.com)

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Silva, N. dos S., & Piedras, E. R. (2017). “A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4462

Edição

Seção

Artigos