“A maior aventura tecnológica da História da Humanidade”: expectativas sociais em relação às "novas" tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015
Palavras-chave:
representações, TICs, novas tecnologias, ideologia da tecnologiaResumo
Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.Downloads
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