Da política de bastidores ao Palácio do Planalto: memória discursiva e lugar de fala nas propagandas televisivas do PMDB em 2015
Palavras-chave:
Comunicação Política, PMDB, Memória Discursiva, Lugar de Fala,Resumo
O artigo analisa o discurso do PMDB nas propagandas televisivas do partido no ano de 2015. Busca-se compreender como a linguagem da propaganda política aciona elementos presentes na memória discursivo-histórica do eleitorado para produzir efeitos de sentido específicos e constituir e ocupar um lugar de fala próprio do PMDB, que é transverso e ambivalente. O partido transita entre as formações discursivas da oposição e do governo. Fala em tom de accountability sobre os ministérios que ocupa, mas, paralelamente, marca sua diferença e sua posição crítica em relação ao governo, então comandado pelo PT. A propaganda política utiliza-se da memória discursiva em torno do PMDB – a conciliação, a moderação, o centrismo, seja para legitimar seu lugar de fala ambíguo, seja para justificar um maior protagonismo da sigla em momentos de crise e impasse, como um partido supostamente promotor do diálogo e da união de forças.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).