Da política de bastidores ao Palácio do Planalto: memória discursiva e lugar de fala nas propagandas televisivas do PMDB em 2015

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fernando de Resende Chaves Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Comunicação Política, PMDB, Memória Discursiva, Lugar de Fala,

Resumo

O artigo analisa o discurso do PMDB nas propagandas televisivas do partido no ano de 2015. Busca-se compreender como a linguagem da propaganda política aciona elementos presentes na memória discursivo-histórica do eleitorado para produzir efeitos de sentido específicos e constituir e ocupar um lugar de fala próprio do PMDB, que é transverso e ambivalente. O partido transita entre as formações discursivas da oposição e do governo. Fala em tom de accountability sobre os ministérios que ocupa, mas, paralelamente, marca sua diferença e sua posição crítica em relação ao governo, então comandado pelo PT. A propaganda política utiliza-se da memória discursiva em torno do PMDB – a conciliação, a moderação, o centrismo, seja para legitimar seu lugar de fala ambíguo, seja para justificar um maior protagonismo da sigla em momentos de crise e impasse, como um partido supostamente promotor do diálogo e da união de forças.

Biografia do Autor

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Revisor de texto: Luciene Fátima Tófoli

Revisor técnico (ABNT): Luciene Fátima Tófoli

Fernando de Resende Chaves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2017-03-12

Como Citar

Oliveira, L. A. de, & Chaves, F. de R. (2017). Da política de bastidores ao Palácio do Planalto: memória discursiva e lugar de fala nas propagandas televisivas do PMDB em 2015. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4386

Edição

Seção

Artigos