A mediação nos processos de comunicação na internet
Palavras-chave:
mediação, cibercultura, estudos culturais, comunicaçãoResumo
Nos últimos anos é possível verificar uma proliferação de trabalhos que têm como propósito investigar os processos comunicacionais na internet, especialmente aqueles voltados a perspectiva da Comunicação Mediada pelo Computador (CMC) da área dos Estudos Ciberculturais. No entanto, observa-se uma certa falta de aprofundamento teórico na utilização do termo mediação e de uma maior aproximação destas pesquisas com as construções conceituais já realizadas no âmbito dos Estudos Culturais, no qual encontra-se vasta literatura sobre o tema. Para isso, seguimos os procedimentos metodológicos recomendados pela pesquisa bibliográfica, buscando mapear as discussões mais recentes e/ou relevantes em torno do assunto com o objetivo de problematizar a questão e traçar alguns apontamentos téoricos. Ao final, propõe-se um caminho teórico-metodológico, com o intuito de auxiliar aqueles que desejam produzir pesquisas nesse campo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).