Um século de Sankt Paulusblatt: trajetória da mais longeva revista em língua alemã com circulação mensal no Brasil

Autores

  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. http://orcid.org/0000-0003-3005-2824
  • Cândida Schaedler Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Palavras-chave:

Comunicação Social, História da imprensa, Revista Sankt Paulusblatt

Resumo

No presente artigo, registramos a história da revista brasileira em língua alemã Sankt Paulusblatt, criada em 1912, com redação em Porto Alegre, para ser o veículo oficial de comunicação da Sociedade União Popular – entidade católica focada no desenvolvimento das colônias teuto-brasileiras – e de seus associados. A revista é a única sobrevivente de um contexto em que, entre 1852 e 1941, circularam 144 jornais e revistas em língua alemã no Rio Grande do Sul. Para atingir nosso objetivo, analisamos dois exemplares de cada ano da publicação, em cem anos de existência, definindo o escopo entre 1912 e 2012. Nossa pesquisa é de natureza descritivo-analítica, propondo uma divisão da Sankt Paulusblatt em cinco fases, ressaltando os principais temas e seções em cada uma delas. Pela primeira vez, a publicação é pesquisada do ponto de vista de comunicação social.

Biografia do Autor

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Jornalismo, pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal.

 

Revisor de texto: As autoras

Revisor técnico: As autoras

Cândida Schaedler, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Mestranda em Comunicação Social na Famecos/PUCRS. Jornalista formada pela mesma instituição de ensino. Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Dornelles, B., & Schaedler, C. (2017). Um século de Sankt Paulusblatt: trajetória da mais longeva revista em língua alemã com circulação mensal no Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4319

Edição

Seção

Artigos