Matrizes Identitárias em Social Network Games

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs UCPel
  • Carlos Leonardo Coelho Recuero UCPel

Palavras-chave:

social network games, games, netnografia, identidade virtual, redes sociais online

Resumo

Este trabalho busca entender as motivações iniciais da configuração da identidade do jogador nos seus Social Network Games (SNGs). Para isso, discutiram-se os conceitos de identidade e como se dá a sua elaboração no mundo virtual e nos SNGs. Como metodologia, desenvolveu-se uma netnografia nos SNGs FarmVille 2 e SongPop. Os resultados apontam à existência de intenções iniciais – visualizadas através de Lugares de Apropriação – capazes de configurar “matrizes identitárias” (competitiva, representativa, valorativa e aleatória). Por meio delas, a identidade virtual desses jogadores vai sendo moldada, representada e, até mesmo, modificada ao longo da experiência com o jogo e com os demais participantes do processo, podendo demonstrar como o sujeito da atualidade é construído no uso dessas tecnologias.

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs, UCPel

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos; Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos;
Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UCPel;
Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.

Nome do revisor técnico – ABNT: Carlos Recuero 
Nome do revisor ortográfico do trabalho: Carlos Recuero

Carlos Leonardo Coelho Recuero, UCPel

Doutor em Letras com enfase em Linguística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas;
Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas;
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas;
 Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas;
Especialista em Administração Publica e Privada pela Fundação Getulio Vargas.
 Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Católica de Pelotas e pesquisador em Comunicação Visual e social. 

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Publicado

2017-03-12

Como Citar

Rebs, R. R., & Recuero, C. L. C. (2017). Matrizes Identitárias em Social Network Games. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4219

Edição

Seção

Artigos