Matrizes Identitárias em Social Network Games
Palavras-chave:
social network games, games, netnografia, identidade virtual, redes sociais onlineResumo
Este trabalho busca entender as motivações iniciais da configuração da identidade do jogador nos seus Social Network Games (SNGs). Para isso, discutiram-se os conceitos de identidade e como se dá a sua elaboração no mundo virtual e nos SNGs. Como metodologia, desenvolveu-se uma netnografia nos SNGs FarmVille 2 e SongPop. Os resultados apontam à existência de intenções iniciais – visualizadas através de Lugares de Apropriação – capazes de configurar “matrizes identitárias” (competitiva, representativa, valorativa e aleatória). Por meio delas, a identidade virtual desses jogadores vai sendo moldada, representada e, até mesmo, modificada ao longo da experiência com o jogo e com os demais participantes do processo, podendo demonstrar como o sujeito da atualidade é construído no uso dessas tecnologias.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).