Reflexões sobre a formação de Iniciação Científica em perspectiva cidadã

Autores

  • Jiani Adriana Bonin Unisinos

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Formação em pesquisa, Ensino de pesquisa

Resumo

O texto tem como objetivo principal refletir sobre a Iniciação Científica como modalidade de formação de estudantes no campo científico. A reflexão realizada se debruça, inicialmente, sobre alguns fundamentos educacionais produtivos para orientar a construção desses processos de aprendizagem em perspectiva crítica. Na sequência, o sentido e os processos de formação em Iniciação Científica são problematizados à luz de contribuições voltadas à reflexão epistemológica crítica das práticas científicas e de propostas que refletem sobre a construção da cidadania, pensadas para o campo científico. A reflexão toma a pesquisa como eixo central de orientação dos processos formativos e tem como horizonte práticas desenvolvidas com essa modalidade educativa.

Biografia do Autor

Jiani Adriana Bonin, Unisinos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.  Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM. Pesquisadora da Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (REDE AMLAT).  E-mail:jianiab@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-02-09

Como Citar

Bonin, J. A. (2016). Reflexões sobre a formação de Iniciação Científica em perspectiva cidadã. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3791

Edição

Seção

Artigos