Para além da competição: consumindo afetos como cultura material no programa MasterChef: análises e reflexões iniciais

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni UTP - Universidade Tuiuti do Paraná
  • Caroline Cavalcanti de Oliveira UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

reality show, gastronomia, afeto, consumo, cultura material

Resumo

O artigo apresenta elementos estruturais gerais do Reality Show de gastronomia MasterChef e propõe que um item fundamental para entendimento do programa envolve abordá-lo considerando o estabelecimento de relações de afeto (vinculadas ao ato de estar junto de pessoas do convívio cotidiano), via cultura material, o que auxilia não apenas a compreensão do programa, mas também o seu sucesso em vários países do mundo. Considerando a estreia da franquia MasterChef na TV aberta brasileira, procura-se apontar elementos para uma análise de dimensões do consumo associadas a partilhas do cotidiano dos competidores por meio dessas relações de afeto. Complementarmente, são abordadas algumas adaptações culturais preliminares e observáveis com a veiculação de alguns episódios de MasterChef Brasil.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni, UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/PR. Doutor em Comunicação e Linguagens e integrante dos grupos de pesquisa Interações comunicacionais, imagens e culturas digitais (INCOM) na UTP e Estudos Culturais da FCHS Unesp/Franca. E-mail: cemarquioni@uol.com.br.
Revisão técnica e revisão ortográfica do artigo: Rita de Cássia Alves de Souza – Bibliotecária CRB9-816.

Caroline Cavalcanti de Oliveira, UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda e Mestre (2004) em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/PR. Integrante dos grupos de pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais e Interações comunicacionais, imagens e culturas digitais (INCOM) na mesma instituição. E-mail: carocavalcanti@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-02-09

Como Citar

Marquioni, C. E., & Oliveira, C. C. de. (2016). Para além da competição: consumindo afetos como cultura material no programa MasterChef: análises e reflexões iniciais. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3138

Edição

Seção

Artigos