Os usos da tradição piauiense na negociação de identidades culturais

Autores

  • Leila Lima de Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Francisco Laerte Magalhães Universidade Federal do Piauí

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, na construção de identidades.

Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programa da emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada como fortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a

religiosidade e a figura do vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para uso de estratégias como meio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais, que, em certa medida, já não identificam o Estado como um todo.

Biografia do Autor

Leila Lima de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Jornalista; Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí.

Francisco Laerte Magalhães, Universidade Federal do Piauí

Atualmente, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (disciplina: Mídia e Produção de Sentidos) na Universidade Federal do Piauí; Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1998), tendo como orientador (nos dois cursos) o Prof. Dr.Milton José Pinto. Especialista em Comunicação e Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1995). Especialista em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Piauí (1988) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983).

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Publicado

2014-05-20

Como Citar

de Sousa, L. L., & Magalhães, F. L. (2014). Os usos da tradição piauiense na negociação de identidades culturais. Conexão - Comunicação E Cultura, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2597